Dia Mun­di­al do Ani­mal

Caes & Companhia - - EVENTOS -

O Dia Mun­di­al do Ani­mal é co­me­mo­ra­do a 4 de ou­tu­bro e foi cri­a­do em Itá­lia, em 1931, du­ran­te uma con­ven­ção de eco­lo­gis­tas. A da­ta foi es­co­lhi­da em ho­me­na­gem a São Fran­cis­co de As­sis, pa­dro­ei­ro dos ani­mais e do meio am­bi­en­te.

Os prin­ci­pais ob­je­ti­vos da ce­le­bra­ção do Dia Mun­di­al do Ani­mal são sen­si­bi­li­zar a po­pu­la­ção pa­ra a ne­ces­si­da­de de pro­te­ger os ani­mais e pa­ra a pre­ser­va­ção de to­das as es­pé­ci­es, mos­trar a im­por­tân­cia dos ani­mais na vi­da das pes­so­as e ce­le­brar a vi­da ani­mal em to­das as su­as ver­ten­tes!

Em Por­tu­gal, os cães são os pre­fe­ri­dos

De acor­do com o úl­ti­mo es­tu­do di­vul­ga­do em maio des­te ano pe­la GFK, o nos­so país é ca­da vez mais pet fri­en­dly e os por­tu­gue­ses gas­tam em mé­dia 12% do to­tal do or­ça­men­to fa­mi­li­ar com ani­mais de es­ti­ma­ção em ca­sa, sen­do a ali­men­ta­ção e a saú­de as prin­ci­pais pre­o­cu­pa­ções dos do­nos. No es­tu­do Gfk­track.2pets ve­ri­fi­ca-se que mais de 2 mi­lhões de la­res por­tu­gue­ses (56%) pos­su­em pe­lo me­nos um ani­mal de es­ti­ma­ção, o que re­fle­te um cres­ci­men­to de 11% fa­ce a 2011. No to­tal, es­ti­ma-se que exis­tam cer­ca de 6,2 mi­lhões de ani­mais de es­ti­ma­ção no país, com os cães a li­de­ra­rem a pre­fe­rên­ci­as dos por­tu­gue­ses (36%), se­gui­dos dos ga­tos (22%), pás­sa­ros (10%) e pei­xes (4%).

Os ani­mais fa­zem-nos bem!

Já não res­tam dú­vi­das que os ani­mais de es­ti­ma­ção con­tri­bu­em pa­ra o bem-es­tar fí­si­co e psi­co­ló­gi­co dos seus do­nos. São con­si­de­ra­dos pe­la gran­de mai­o­ria das fa­mí­li­as co­mo mem­bros e par­te es­sen­ci­al das su­as vi­das, ha­ven­do uma cres­cen­te li­ga­ção emo­ci­o­nal e afe­ti­va, que ori­gi­na um tra­ta­men­to mais hu­ma­ni­za­do com os cães e os ga­tos.

Fa­ça-se só­cio de uma As­so­ci­a­ção

Es­te ano po­de co­me­mo­rar o Dia Mun­di­al do Ani­mal fa­zen­do-se mem­bro de uma As­so­ci­a­ção de pro­te­ção ani­mal. Apoi­an­do eco­no­mi­ca­men­te uma As­so­ci­a­ção aju­da­mos a que ca­da ani­mal te­nha um lar. Com as quo­tas de só­cio a As­so­ci­a­ção po­de me­lho­rar os seus pro­gra­mas de cui­da­dos aos ani­mais, fa­zer ini­ci­a­ti­vas de es­te­ri­li­za­ção ou cas­tra­ção, va­ci­na­ção e ad­qui­rir ali­men­tos. O apoio

é fun­da­men­tal pa­ra as As­so­ci­a­ções, já que as quo­tas dos mem­bros per­mi­tem que os vo­lun­tá­ri­os le­vem a ca­bo o seu tra­ba­lho, pois a ma­nu­ten­ção dos ani­mais en­quan­to aguar­dam um lar tem cus­tos ele­va­dos.

Apa­dri­nhar um ani­mal

O apa­dri­nha­men­to de ani­mais é uma mo­da­li­da­de de aju­da eco­nó­mi­ca às As­so­ci­a­ções que aco­lhem cães e ga­tos nas su­as ins­ta­la­ções. Con­sis­te num do­na­ti­vo, nor­mal­men­te men­sal, cu­jo va­lor va­ria em fun­ção dos cri­té­ri­os de ca­da As­so­ci­a­ção. O pa­dri­nho ou ma­dri­nha re­ce­be uma fo­to­gra­fia do afor­tu­na­do ani­mal, com os seus da­dos e a sua his­tó­ria de vi­da. Des­ta for­ma, gra­ças a es­tas aju­das, um cão ou ga­to ob­tém uma aju­da ines­ti­má­vel pa­ra a sua ma­nu­ten­ção, tan­to ali­men­tar co­mo sa­ni­tá­ria. Apa­dri­nhar um ani­mal que es­pe­ra por ado­ção é uma ma­nei­ra es­tu­pen­da e so­li­dá­ria de aju­dar os cães e ga­tos mais des­fa­vo­re­ci­dos.

Ser vo­lun­tá­rio nu­ma As­so­ci­a­ção

Se ti­ver von­ta­de e tem­po dis­po­ní­vel con­si­de­re tor­nar-se vo­lun­tá­rio nu­ma das As­so­ci­a­ções que se de­di­ca a re­co­lher ani­mais aban­do­na­dos ou a re­a­li­zar cam­pa­nhas e ini­ci­a­ti­vas pa­ra pro­te­ger os ani­mais. Es­tas agra­de­cem a aju­da nos cui­da­dos diá­ri­os dos ani­mais do al­ber­gue ou na or­ga­ni­za­ção de even­tos e ini­ci­a­ti­vas pon­tu­ais, co­mo a de­nún­cia de ca­sos de maus-tra­tos ou a pro­mo­ção de leis que apoi­em os ani­mais. Per­to de on­de mo­ra de­ve ha­ver al­gum lo­cal on­de po­de par­ti­ci­par nes­te ti­po de ati­vi­da­des.

Even­tos co­me­mo­ra­ti­vos

Es­te dia é ce­le­bra­do com inú­me­ros even­tos em to­do o Mun­do, sen­do tam­bém usu­al ce­ri­mó­ni­as de bên­ção dos ani­mais. Reu­ni­mos al­guns even­tos co­me­mo­ra­ti­vos do Dia Mun­di­al do Ani­mal em vá­ri­os lo­cais do país. Ve­ja se há al­gum pró­xi­mo de si e par­ti­ci­pe! Tam­bém po­de con­sul­tar a Agen­da on­li­ne do nos­so web­si­te, que va­mos atu­a­li­zan­do à me­di­da que re­ce­be­mos mais in­for­ma­ção so­bre no­vos even­tos. www.re­vis­ta­ca­e­se­cia.com

Fes­ta Ani­mal em Oei­ras

A 4ª edi­ção da “Fes­ta Ani­mal” de­cor­re no dia 5 de ou­tu­bro, en­tre as 10h e as 18h, no Jar­dim Mu­ni­ci­pal de Oei­ras, e é or­ga­ni­za­da por Oei­ras Pe­los Ani­mais, com en­tra­da li­vre. No âm­bi­to da co­me­mo­ra­ção do Dia Mun­di­al do Ani­mal, do Pro­je­to de Apoio ao Ani­mal de Oei­ras (PROJAAO) e da cres­cen­te cons­ci­en­ci­a­li­za­ção do pa­pel que os ani­mais de­sem­pe­nham na vi­da das pes­so­as, a Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Oei­ras vai re­a­li­zar a Fes­ta Ani­mal. Nes­te even­to pre­ten­de pro­mo­ver-se a ado­ção dos ani­mais à guar­da do Mu­ni­cí­pio, bem co­mo acon­se­lha­men­to nu­tri­ci­o­nal, ati­vi­da­des lú­di­cas pe­da­gó­gi­cas, de­mons­tra­ções ca­ni­nas en­tre ou­tras ati­vi­da­des que vi­sam aler­tar pa­ra o de­ver da ci­da­da­nia e da cons­ci­ên­cia am­bi­en­tal no seio da co­mu­ni­da­de, es­ti­mu­lan­do pa­ra a ado­ção de bo­as prá­ti­cas com os ani­mais de com­pa­nhia em meio ur­ba­no.

Mer­ca­do que La­dra

O “Mer­ca­do que La­dra” é uma Fei­ra Ani­mal & Fei­ra de Ar­te­sa­na­to, que se vai re­a­li­zar a 7 de ou­tu­bro no Par­que de Me­ren­das de Ca­sa­li­nhos de Al­fai­a­ta, em Tor­res Ve­dras, en­tre as 10h e as 18h. A en­tra­da é li­vre. Or­ga­ni­za­do pe­la Bo­ne Swe­et Bo­ne e O Pro­je­to Es­ter, es­te é um even­to so­li­dá­rio que co­me­mo­ra o Dia Mun­di­al do Ani­mal. Vão es­tar pre­sen­tes mar­cas de pro­du­tos pa­ra ani­mais, clí­ni­cas ve­te­ri­ná­ri­as, ho­téis, cen­tros de trei­no, as­so­ci­a­ções de ado­ção e pro­te­ção ani­mal, ar­te­sa­na­to e mui­to mais. Du­ran­te o dia vai ha­ver de­mons­tra­ções de Obe­di­ên­cia, Bus­ca e Sal­va­men­to e de Mon­di­o­ring, um Dog Pa­per, um Des­fi­le Ca­ni­no com to­dos os cães que es­tão pa­ra ado­ção (po­dem par­ti­ci­par “ves­ti­dos” com aces­só­ri­os das mar­cas pre­sen­tes) e Pa­les­tras.

Dia do Ani­mal & En­con­tro de fu­rões

A Pa­tas na Ter­ra or­ga­ni­za um even­to no seu es­pa­ço, no Mon­ti­jo, no dia 7 de ou­tu­bro, en­tre as 9h e as 18h, pa­ra co­me­mo­rar o Dia Mun­di­al do Ani­mal, com a pre­sen­ça do Clu­be Por­tu­guês do Fu­rão. Al­gu­mas das ati­vi­da­des ne­ces­si­tam de ins­cri­ção pré­via.

Já não res­tam dú­vi­das que os ani­mais de es­ti­ma­ção con­tri­bu­em pa­ra o bem-es­tar fí­si­co e psi­co­ló­gi­co dos seus do­nos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.