“Cho­ca­lhos 2017” Fes­ti­val dos Ca­mi­nhos da Tran­su­mân­cia

Caes & Companhia - - EVENTOS -

“Cho­ca­lhos 2017” ce­le­brou uma vez mais em Al­pe­dri­nha en­tre os di­as 15 e 17 de se­tem­bro, os sa­be­res, os sa­bo­res e as cul­tu­ras pas­to­ris e tran­su­man­tes, nu­ma edi­ção mar­ca­da pe­los in­cên­di­os na Ser­ra da Gar­du­nha on­de a pai­sa­gem que ti­nha aca­ba­do de per­der o ver­de se trans­for­mou no mo­te de ener­gia pa­ra não de­sis­tir e for­ça pa­ra pro­mo­ver o renascer de uma Ser­ra de ca­rac­te­rís­ti­cas úni­cas.

Es­ta edi­ção te­ve como re­gião con­vi­da­da a Ex­tre­ma­du­ra pro­por­ci­o­nan­do a per­mu­ta e a fu­são de co­nhe­ci­men­tos, prá­ti­cas, vi­vên­ci­as e mui­ta ani­ma­ção. N’O Bar­do es­pa­ço ex­po­si­ti­vo do Fes­ti­val es­ti­ve­ram pre­sen­tes ca­bras e ove­lhas de ra­ças au­tóc­to­nes des­ta re­gião, sem­pre mui­to bem acom­pa­nha­das nes­ta edi­ção por uma con­vi­da­da es­pe­ci­al a égua “Ba­ra­fus­ta” da Es­co­la Pro­fis­si­o­nal Agrí­co­la Quin­ta da La­ge­o­sa que per­mi­tiu aos vi­si­tan­tes a sua pri­mei­ra ex­pe­ri­en­cia em an­dar a ca­va­lo, o ba­tis­mo eques­tre. Es­pa­ço on­de ti­ve­ram tam­bém lu­gar o III Con­cur­so da Chur­ra do Cam­po, or­ga­ni­za­do em par­ce­ria com Mei­mo­a­co­op que per­mi­tiu que se re­a­li­zas­se uma “au­la” so­bre a ra­ça pro­mo­vi­da pe­lo Prof. Car­los An­dra­de da Es­co­la Su­pe­ri­or Agrá­ria de Cas­te­lo Bran­co e IV Con­cur­so Fran­cis­co Galvão – Ca­bra Ser­ra­na – Eco­ti­po da Ser­ra, re­a­li­za­do em par­ce­ria com a ANCRAS e ACRIGUARDA, que con­ta­ram com par­ti­ci­pa­ção de vá­ri­os cri­a­do­res de re­fe­rên­cia. Es­ta edi­ção foi tam­bém agi­ta­da pe­la di­nâ­mi­ca par­ti­ci­pa­ção por par­te dos ex­po­si­to­res pre­sen­tes n’o Bar­do que

de­sen­vol­ve­ram um con­jun­to de ate­li­ers e ex­pe­ri­ên­ci­as pa­ra o pú­bli­co, par­ti­cu­lar­men­te pa­ra os mais jo­vens on­de a lã foi a con­vi­da­da es­pe­ci­al. Ain­da com a lã como pro­ta­go­nis­ta te­ve lu­gar o 3º En­con­tro de Tri­cot sem­pre mui­to bem li­de­ra­do por Ta­nea da Cos­ta, que a ca­da no­va edi­ção tem mais adep­tos, e a tra­di­ci­o­nal ofi­ci­na La­nu­da com a ar­te­sã Ma­bí­lia Di­a­man­ti­no. Sob ava­li­a­ção dos juí­zes Ti­na Pei­xo­to e Luís Ca­ta­lan de­cor­re­ram a 6ª E.C.E de Cães de Pro­te­ção de Re­ba­nhos e a 2ª E.C.E. de Con­du­ção de Re­ba­nhos num am­bi­en­te ex­ce­ci­o­nal de par­ti­lha e boa dis­po­si­ção com to­das as ra­ças por­tu­gue­sas pre­sen­tes e al­gu­mas es­tran­gei­ras. Com o apoio do Clu­be Ci­nó­fi­lo do Alen­te­jo te­ve lu­gar mais uma ex­ce­len­te de­mons­tra­ção e pro­va de pas­to­reio, com Eze­qui­el Sou­sa e o Pas­tor Hél­der Ra­po­so, mo­men­tos bas­tan­te apre­ci­a­dos pe­lo pú­bli­co. No do­min­go te­ve lu­gar o tão an­si­a­do pas­seio com o re­ba­nho acom­pa­nha­do por mi­lha­res de “pas­to­res”, que des­de o Fun­dão fi­ze­ram a tra­ves­sia da Gar­du­nha até ao Ter­rei­ro de Santo An­tó­nio on­de al­guns dos participantes se fi­ze­ram acom­pa­nhar dos seus ami­gos ca­ni­nos. Num fim de se­ma­na cheio de ins­tan­tes úni­cos em que foi cons­tan­te a sã con­vi­vên­cia en­tre participantes das mais di­ver­sas ori­gens, o te­ma da pas­to­rí­cia e em par­ti­cu­lar dos cães de pro­te­ção e con­du­ção foi mais uma vez ele­va­da por to­dos. A or­ga­ni­za­ção des­te pro­gra­ma é do Mu­ni­cí­pio do Fun­dão, Jun­ta de Fre­gue­sia de Al­pe­dri­nha, d’al­pe­tra­tí­nia e con­tou com o apoio da Bio2, Cho­ca­lhos Par­da­li­nho, Mi­ma­gro, IPCB – Es­co­la Su­pe­ri­or Agrá­ria de Cas­te­lo Bran­co e da re­vis­ta “Cães & Com­pa­nhia”. Sau­da­ções pas­to­ris!

De­mons­tra­ção e pro­va de pas­to­reio com o apoio do Clu­be Ci­nó­fi­lo do Alen­te­jo.

6ª Ex­po­si­ção Ca­ni­na Es­pe­ci­a­li­za­da de Cães de Pro­te­ção de Re­ba­nhos.

2ª Ex­po­si­ção Ca­ni­na Es­pe­ci­a­li­za­da de Cães de Con­du­ção de Re­ba­nhos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.