Or­dem dos Mé­di­cos ata­ca pes­qui­sas de saú­de na net

NO­VO r Pá­gi­na na in­ter­net in­di­ca aos do­en­tes e pro­fis­si­o­nais co­mo de­vem agir em si­tu­a­ções clí­ni­cas

Correio da Manhã Weekend - - Primeira Página - FRANCISCA GENÉSIO

AOr­dem dos Mé­di­cos (OM) quer combater a fal­ta de li­te­ra­cia em Saú­de e, por is­so, im­ple­men­tou o pro­je­to Es­co­lhas Cri­te­ri­o­sas em Saú­de, uma pá­gi­na na in­ter­net que já con­ta com 90 re­co­men­da­ções pa­ra os do­en­tes e pro­fis­si­o­nais de Saú­de e que pre­ten­de aca­bar com o ‘Dr. Go­o­gle’ – pes­qui­sas de con­teú- d o s d e S aúd e na i nt e r ne t . “99,9% dos si­tes são men­ti­ro­sos, corruptos ou co­mer­ci­ais, por is­so o Cho­o­sing Wi­sely é di­fe­ren­ci­a­do e ne­cess ár io , é al­go be­né­fi­co e de con­fi­an­ça”, ex­pli­cou o mé­di­co Vaz Car­nei­ro.

O si­te ser­ve pa­ra acon­se­lhar, de for­ma res­pon­sá­vel, “em ca- sos de do­res mais ou me­nos cons­tan­tes que apa­re­cem e que as pes­so­as não sa­bem o que hão d e fa z e r , s e de ve m ir o u não ao mé­di­co, se aqui­lo obri­ga ou não a fa­zer al­gum exa­me”, es­cla­re­ceu o bas­to­ná­rio da Or­dem dos Mé­di­cos, Miguel Gui­ma­rães. As re­co­men­da­ções são fei­tas pe­los Co­lé­gi­os da Es­pe­ci­a­li­da­de da OM e es­tão or­ga­ni­za­das, no si­te, por áre­as. O pro­je­to, cri­a­do em 2012 nos EUA, tem ain­da co­mo ob­je­ti­vo re­du­zir “o nú­me­ro de pes­so­as que re­cor­rem à Urgência quan­do o pro­ble­ma po­de ser re­sol­vi­do em Uni­da­des de Cui­da­dos Pri­má­ri­os”, as­sim co­mo os exames com­ple­men­ta­res de di­ag­nós­ti­co, ex­pli­cou o bas­to­ná­rio.

PRO­JE­TO VISA DI­MI­NUIR O NÚ­ME­RO DE PES­SO­AS QUE RECORRE À URGÊNCIA

Pro­je­to ofe­re­ce aos pa­ci­en­tes in­for­ma­ções úteis so­bre a Saú­de. As re­co­men­da­ções es­tão dis­po­ní­veis na in­ter­net

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.