Gra­va­ção fa­lha e aju­da Cristóvão

TRI­BU­NAL → Pro­ble­ma in­for­má­ti­co le­va a re­pe­ti­ção da fa­se ins­tru­tó­ria

Correio da Manhã - - PORTUGAL - JOÃO TAVARES

A2 de mar­ço, o ex-ins­pe­tor da PJ e an­ti­go di­ri­gen­te do Spor­ting Paulo Pereira Cristóvão e ou­tros 17 ar­gui­dos acu­sa­dos de as­sal­tos vi­o­len­tos a re­si­dên­ci­as, pres­ta­ram de­cla­ra­ções so­bre os cri­mes. Con­tu­do, uma de­fi­ci­ên­cia no sis­te­ma do Tri­bu­nal de Sin­tra fez com que a gra­va­ção do que dis­se­ram não se­ja per­ce­tí­vel, o que obri­ga à re­pe­ti­ção da fa­se de ins­tru­ção.

“A úni­ca coi­sa que po­dia fa­lhar foi aque­la que fa­lhou, por ra­zões a que so­mos com­ple­ta­men­te alhei­os e que se re­la­ci­o­nam com o sis­te­ma in­for­má­ti­co”, es­cre­veu a juí­za em des­pa­cho ju­di­ci­al, or­de­nan­do que se­ja re­pe­ti­da es­ta fa­se do de­ba­te ins­tru­tó­rio.

Ape­nas o ad­vo­ga­do de um dos 18 ar­gui­dos – nos quais se in­clu­em Paulo Pereira Cristóvão; ‘Mus­ta­fá’, lí­der da cla­que Ju­ve Leo; e três po­lí­ci­as – se opôs a uma so­lu­ção apre­sen­ta­da pe­la juí­za: a trans­cri­ção das de­cla­ra­ções das tes­te­mu­nhas e ar­gui­dos por “sú­mu­la es­cri­ta”, já que o tri­bu­nal es­tá na pos­se dos apon­ta­men­tos do que foi di­to.

A de­ci­são so­bre se os ar­gui­dos vão ser jul­ga­dos ou não es­ta­va agen­da­da pa­ra a pró­xi­ma quin­ta-fei­ra, às 14h00, o que não acon­te­ce­rá. Cristóvão e os ou­tros ar­gui­dos vol­tam, as­sim, a ver adi­a­da a de­ci­são.

Re­cor­de-se que o pri­mei­ro de­ba­te ins­tru­tó­rio foi man­da­do re­pe­tir, bem co­mo o jul­ga­men­to – que che­gou a ini­ci­ar-se em ju­nho de 2016 –, de­pois de o Su­pre­mo Tri­bu­nal de Jus­ti­ça ter de­cla­ra­do a “in­com­pe­tên­cia ma­te­ri­al” do Tri­bu­nal de Cas­cais em con­du­zir a fa­se de ins­tru­ção, após um re­cur­so apre­sen­ta­do por Cristóvão.n *COM LU­SA

DE­BA­TE INS­TRU­TÓ­RIO VAI SER RE­PE­TI­DO PE­LA SE­GUN­DA VEZ

Paulo Pereira Cristóvão é um dos 18 ar­gui­dos acu­sa­dos de rou­bos vi­o­len­tos em re­si­dên­ci­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.