Correio da Manha

ERC abre processo contra Mário Ferreira

CONTRAORDE­NAÇÃO Regulador diz existirem “fortes indícios de uma alteração não autorizada de domínio nos operadores da Media Capital” COIMA Empresário arrisca pagar até 375 mil euros

- RUI PEDRO VIEIRA

AEntidade Reguladora para a Comunicaçã­o Social (ERC) decidiu ontem avançar com uma contraorde­nação contra o empresário Mário Ferreira, através da sua empresa Pluris, e a Prisa. Em causa, diz o conselho regulador, está a “existência de fortes indícios de ocorrência de uma alteração não autorizada de domínio nos operadores que compõem” a Media Capital, dona da TVI e da Rádio Comercial, entre outros.

Se se comprovar que houve uma alteração de domínio na atividade da Media Capital, sem a autorizaçã­o prévia da ERC, o

LICENÇA DA DONA DA TVI PODE SER SUSPENSA POR PERÍODO ATÉ DEZ DIAS

empresário Mário Ferreira e a Prisa arriscam uma coima entre 75 mil e 375 mil euros, além da suspensão da licença pelo período de um a dez dias. “A alteração do domínio sem a necessária autorizaçã­o da ERC, prevista em lei com caráter imperativo, envolve a nulidade do negócio”, acrescenta a deliberaçã­o do regulador.

É esta a resposta da ERC ao acordo, celebrado a 10 de abril, entre a Prisa e a Pluris, de Mário Ferreira, com vista à aquisição deste de 30,22% do capital do Grupo Media Capital, por 10,5 milhões de euros. Na deliberaçã­o divulgada ontem à noite, o regulador adianta que, para definir o domínio de um operador, não basta ver quem detém a maioria do capital ou dos direitos de voto. Importa também, avança a ERC, ver “se existem participaç­ões qualificad­as ou direitos especiais que permitam influencia­r de forma determinan­te os processos decisórios ou as opções estratégic­as adotadas pela empresa em relação à qual se avalia o domínio”.

 ??  ?? Mário Ferreira celebrou acordo com a Prisa, a 10 de abril, para comprar 30,22% do capital da Media Capital
Mário Ferreira celebrou acordo com a Prisa, a 10 de abril, para comprar 30,22% do capital da Media Capital

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal