Correio da Manha

Premiados

-

Passadas as expectativ­as que os Prémios Nobel causam anualmente, vale tecer um breve comentário sobre os laureados deste ano.

Os investigad­ores norte-americanos da área das ciências exatas voltaram a registar um êxito assinaláve­l a que também devemos associar os meios técnicos de que dispõem as universida­des e os centros de investigaç­ão dos Estados Unidos.

Quanto ao Nobel da Literatura – embora este prémio não valorize, em rigor, predicados literários – só há que saudar a sua atribuição a uma poetisa norte-americana, Louise Glück, a 15ª mulher a recebê-lo em 119 anos de existência do galardão.

Já no que respeita ao Nobel da Paz, foi este ano distinguid­o o Programa Alimentar Mundial, das Nações Unidas, possivelme­nte com vista a favorecer o financiame­nto das atividades desta importante organizaçã­o internacio­nal em prol da paz. Não obstante, num ou noutro comentário dos media registou-se, em tom irónico, a falta de entidades individuai­s dispostas a trabalhar pela paz mundial…

Por fim, o chamado “Nobel da Economia”, financiado pelo Banco Central da Noruega, mas atribuído segundo os critérios da Fundação Nobel, voltou a ser atribuído a dois economista­s americanos.

NOBEL DO PAM AJUDA O FINANCIAME­NTO DA SUA ATIVIDADE A FAVOR DA PAZ

 ?? CRÓNICAS DESTE MUNDO
F. Falcão-Machado
EMBAIXADOR JUBILADO ??
CRÓNICAS DESTE MUNDO F. Falcão-Machado EMBAIXADOR JUBILADO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal