Correio da Manhã Weekend

POSTES DA EDP NA MIRA DA POLÍCIA JUDICIÁRIA

INVESTIGAÇ­ÃO r Zona de serra atravessad­a por rede de média tensão foi selada num raio de 500 metros para ser analisada SEGURANÇA r Empresa garante que sistema de monitoriza­ção da rede não deu qualquer alarme para incidente com linha

- MIGUEL ALEXANDRE GANHÃO/ / JOÃO CARLOS RODRIGUES* COM A.P./R.D.

APolícia Judiciária selou a zona onde teve início o inc ê ndio que durante uma semana consumiu 27 mil hectares no concelho de Monchique. Quatro postes da EDP que ficam nessa área foram isolados e a empresa proibida de lhes tocar. Em causa está a suspeita de que o fogo começou num dos cabos de média tensão que atravessam a serra na zona das Taipas, o local que está agora a ser investigad­o pela PJ.

Segundo o CM apurou, trata–se de uma área com um raio próximo dos 500 metros onde está proibida a entrada de pessoas enquanto decorre a investigaç­ão. Recorde-se que logo no dia do incêndio vários populares apontavam a queda de um cabo elétrico como origem do incêndio.

A EDP garante que o sistema de monitoriza­ção da rede de média tensão (que funciona ao minuto) não registou qualquer falha naquele período e que os postes ficam a mais de 400 metros do local onde deflagrou o incêndio. Fonte oficial da empresa adianta que esse sistema daria sinal de alarme em caso de corte dos cabos ou de outro problema com a rede de média tensão. A mesma fonte afirma que a EDP desligou aquelas linhas elétricas duas horas após o início do incêndio, uma decisão motivada pela presença de muitos meios aéreos, nomeadamen­te helicópter­os, logo nos primeiros momentos do incêndio. No mesmo dia outro foco associado à rede elétrica deflagr o u na z o na d a M alhad a Quente.

EDP GARANTE QUE CORTOU

ELETRICIDA­DE DEVIDO À PRESENÇA DE AERONAVES

DOIS FOCOS DE INCÊNDIO

NO MESMO DIA TERÃO SIDO CAUSADOS PELOS CABOS

 ??  ??
 ??  ?? Local onde começou o fogo, na zona das Taipas, na serra de Monchique
Local onde começou o fogo, na zona das Taipas, na serra de Monchique
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal