Por­tas Aber­tas na Gulbenkian

Es­te do­min­go, é dia de re­ce­ber os mú­si­cos Ri­sing Stars na Gulbenkian, em Lis­boa. A fun­da­ção abre as por­tas pa­ra cin­co con­cer­tos de en­tra­da li­vre.

Destak - - Custo Zero - FI­LI­PA ES­TRE­LA fes­tre­la@des­tak.pt

AFun­da­ção Calouste Gulbenkian pre­pa­ra-se pa­ra mais um do­min­go de por­tas aber­tas. No pró­xi­mo dia 19, os mú­si­cos Ri­sing Stars vão ser pro­ta­go­nis­tas de cin­co con­cer­tos.

Nes­ta edi­ção de Por­tas Aber­tas – Ri­sing Stars, vai su­bir ao pal­co a for­ma­ção Ar­mi­da Qu­ar­tett, os pi­a­nis­tas Ch­ris­topher Park e Ma­ri­am Bat­sash­vi­li, o cla­ri­ne­tis­ta Ho­rá­cio Fer­rei­ra e a vi­o­li­nis­ta Tam­sin Wa­ley-cohen, cin­co dos seis Ri­sing Stars elei­tos no âm­bi­to das tem­po­ra­das de mú­si­ca 2016-2017.

Os Ri­sing Stars são jo­vens mú­si­cos de excecional ta­len­to que re­ce­bem for­ma­ção no sen­ti­do de se tor­na­rem mais aptos na gestão dos seus per­cur­sos ar­tís­ti­cos. Trata-se de uma no­me­a­ção da ECHO – Eu­ro­pe­an Con­cert Hall Or­ga­ni­za­ti­on, cons­ti­tuí­da pe­las mais pres­ti­gi­a­das sa­las de con­cer­tos da Eu­ro­pa, en­tre as quais a Gulbenkian Mú­si­ca. Nes­se sen­ti­do, as su­as atu­a­ções são ob­vi­a­men­te uma opor­tu­ni­da­de de con­so­li­dar a sua ex­pe­ri­ên­cia mu­si­cal no pe­río­do ini­ci­al das su­as car­rei­ras.

A par des­tes con­cer­tos Ri­sing Stars, as­so­ci­am-se ou­tros jo­vens ar- tis­tas em di­ver­sas ati­vi­da­des e di­fe­ren­tes es­pa­ços. Di­ri­gi­do por Pau­lo Lourenço, o Co­ro Es­tá­gio Gulbenkian apre­sen­ta-se ao la­do da pi­a­nis­ta Jill Law­son. E a Aca­de­mia de Mú­si­ca de Lis­boa propõe a des­co­ber­ta de uma Ca­me­ra­ta de jo­vens mú­si­cos, com di­re­ção mu­si­cal de Rui Fer­nan­des.

Ao lon­go do dia, é exi­bi­do, em vá­ri­os ho­rá­ri­os, o do­cu­men­tá­rio Op.ção, de Ti­a­go Fi­guei­re­do, que re­la­ta o per­cur­so do Es­tá­gio Gulbenkian pa­ra Or­ques­tra em 2015.

Re­a­li­zam-se tam­bém du­as ofi­ci­nas de ex­plo­ra­ção mu­si­cal pa­ra fa­mí­li­as, com o for­ma­dor Nuno Cin­trão.

São es­tas as pro­pos­tas da Gulbenkian Mú­si­ca pa­ra mais uma edi­ção da ini­ci­a­ti­va Por­tas Aber­tas, um dia es­pe­ci­al pa­ra vi­si­tar a Fun­da­ção e par­ti­ci­par nas vá­ri­as ati­vi­da­des de en­tra­da li­vre.

Os mú­si­cos Ri­sing Star vão ser pro­ta­go­nis­tas do pro­gra­ma es­te do­min­go

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.