Pa­vi­lhão Carlos Lo­pes abre por­tas

De­pois de 14 anos en­cer­ra­do e com qua­se um sé­cu­lo de his­tó­ria, o Pa­vi­lhão Carlos Lo­pes é ama­nhã apre­sen­ta­do aos lisboetas e já tem even­tos na agenda.

Destak - - Cidades - PA­TRÍ­CIA SUSANO FER­REI­RA pfer­rei­ra@des­tak.pt

Opa­vi­lhão que che­gou a re­pre­sen­tar Por­tu­gal na Ex­po­si­ção In­ter­na­ci­o­nal do Rio de Ja­nei­ro nos anos 20 do sé­cu­lo pas­sa­do e que foi Pa­vi­lhão das In­dús­tri­as e dos Des­por­tos nas dé­ca­das se­guin­tes e até pal­co das Mar­chas Po­pu­la­res e de even­tos du­ran­te o Es­ta­do No­vo, ga­nha uma no­va vi­da no dia do 70º ani­ver­sá­rio do ex-atle­ta e cam­peão olím­pi­co que lhe deu o no­me em 1984: Carlos Lo­pes.

O re­a­bi­li­ta­do pa­vi­lhão, que es­te­ve en­cer­ra­do nos úl­ti­mos 14 anos, (re)abre por­tas ama­nhã nu­ma ce­ri­mó­nia que vai con­tar com a pre­sen­ça do pri­mei­ro-mi­nis­tro António Cos­ta e que ser­vi­rá pa­ra mos­trar o re­sul­ta­do de um in­ves­ti­men­to de €8 mi­lhões.

A obra per­mi­tiu re­vi­ta­li­zar os tor­reões, foyers e átri­os e res­pe­ti­vos ele­men­tos de­co­ra­ti­vos e de in­te­res­se pa­tri­mo­ni­al; a an­ti­ga sa­la mul­tiu­sos, com cer­ca de 2.000 m2 e ca­pa­ci­da­de pa­ra du­as mil pes­so­as; e as aces­si­bi­li­da­des. Se­gun­do o pre­si­den­te da As­so­ci­a­ção de Turismo de Lis­boa, en­ti­da­de res­pon­sá­vel pe­lo pro­je­to, «fo­ram cri­a­das es­ca­das, in­clu­si­va­men­te uma ro­lan­te [pa­ra a Av. Si­dó­nio Pais] e re­ti­rou-se o es­ta­ci­o­na­men­to».

Ví­tor Cos­ta acres­cen­tou à agên­cia Lusa que o ex-atle­ta Carlos Lo­pes «par­ti­ci­pou ati­va­men­te» na in­ter­ven­ção e a ex­po­si­ção per­ma­nen­te in­clui mes­mo 300 pe­ças, co­mo tró­féus e me­da­lhas, que fo­ram ce­di­das por si.

En­quan­to o mul­tiu­sos es­ta­rá dis­po­ní­vel pa­ra gran­des even­tos, co­mo con­gres­sos e ou­tras ini­ci­a­ti­vas cul­tu­rais, as sa­las mais pe­que­nas, com cer­ca de 200 m2, po­de­rão ser usa­das, por exem­plo, pa­ra lan­ça­men­tos de li­vros.

Re­cor­de-se que a 10ª edi­ção do Pei­xe em Lis­boa, que de­cor­re en­tre 30 de mar­ço e 9 de abril, se­rá pre­ci­sa­men­te no Pa­vi­lhão Carlos Lo­pes.

De­pois de obras no va­lor de oi­to mi­lhões de eu­ros, o no­vo es­pa­ço é inau­gu­ra­do no dia de ani­ver­sá­rio do ex-atle­ta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.