«Fe­li­cís­si­mos» com a elei­ção

De­pois da po­lé­mi­ca ins­ta­la­da nas re­des so­ci­ais, Turismo de Por­tu­gal ga­ran­te que «to­dos fi­ca­ram fe­li­cís­si­mos» com a elei­ção do Por­to co­mo me­lhor des­ti­no eu­ro­peu.

Destak - - Cidades - RA­QUEL MA­DU­REI­RA rma­du­rei­ra@des­tak.pt

Op­re­si­den­te do Turismo de Por­tu­gal ga­ran­te que «to­dos» fi­ca­ram «fe­li­cís­si­mos» com a elei­ção do Por­to co­mo me­lhor des­ti­no eu­ro­peu. Já Rui Mo­rei­ra des­va­lo­ri­za a po­lé­mi­ca à vol­ta da fal­ta de pro­mo­ção des­te prémio.

A ci­da­de do Por­to, re­cor­de-se, foi elei­ta me­lhor des­ti­no eu­ro­peu, nu­ma ini­ci­a­ti­va do “Eu­ro­pe­an Best Des­ti­na­ti­on” e com os vo­tos online de tu­ris­tas mun­di­ais de 174 paí­ses, um tí­tu­lo que já ti­nha al­can­ça­do em 2012 e 2014. A elei­ção­foi­tor­na­da­pú­bli­ca­na­pas­sa­da­sex­ta-fei­ra, ten­do o fim de se­ma­na fi­ca­do mar­ca­do por crí­ti­cas ao Turismo de Por­tu­gal por não ter des­ta­ca­do a elei­ção do Por­to nas su­as re­des so­ci­ais.

«O que acon­te­ceu foi um de­sa­ba­fo da mi­nha par­te re­la­ti­va­men­te àqui­lo que me pa­re­ceu não ter si­do o em­pe­nha­men­to de­vi­do. Mas não va­mos cho­rar so­bre o lei­te der­ra­ma­do (…). Não tem na­da a ver com fal­ta de re­co­nhe­ci­men­to. Tem a ver com má­qui­nas cen­tra­lis­tas que mui­tas ve­zes não de­pen­dem dos prin­ci­pais res­pon­sá­veis», ex­pli­cou on­tem o pre­si­den­te da Câ­ma­ra do Por­to.

Rui Mo­rei­ra fa­la­va aos jor­na­lis­tas à mar­gem do Fó­rum In­ter­na­ci­o­nal do Turismo que de­cor­reu em Gaia. O autarca dis­se ain­da não per­ce­ber co­mo é que Por­tu­gal «vi­ve tran­qui­la­men­te sem ter vi­de­o­vi­gi­lân­cia», nu­ma in­ter­ven­ção em que tam­bém afir­mou que a ci­da­de es­tá «mui­to lon­ge» de «es­go­tar» o seu po­ten­ci­al tu­rís­ti­co. O autarca de­fen­deu que em si­tu­a­ções de in­cên­dio, atos ter­ro­ris­tas ou, en­tre ou­tras si­tu­a­ções, a que­da de um avião, «é im­por­tan­te que exis­tam ima­gens em tem­po re­al».

«Tra­ba­lho bem fei­to»

Em Gaia, es­te­ve tam­bém o pre­si­den­te do Turismo de Por­tu­gal, que fri­sou a im­por­tân­cia des­ta elei­ção pa­ra Por­tu­gal: «Fi­ca­mos to­dos fe­li­cís­si­mos por­que é um pon­to ex­tre­ma­men­te po­si­ti­vo pa­ra o País que o Por­to se­ja o me­lhor des­ti­no eu­ro­peu. É a pro­va de que há tra­ba­lho bem fei­to, do pon­to de vis­ta dos em­pre­sá­ri­os co­mo das en­ti­da­des pú­bli­cas em cap­tar tu­ris­tas em dar-lhes a me­lhor ex­pe­ri­ên­cia», dis­se Luís Araújo.

Turismo de Por­tu­gal diz que «o Por­to é um pon­to de atra­ção in­ter­na­ci­o­nal»

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.