Ba­lo­nis­mo in­va­de vi­la de Co­ru­che

Apre­ci­ar a bi­o­di­ver­si­da­de ri­ba­te­ja­na é a pro­pos­ta do even­to in­ter­na­ci­o­nal, de 28 de mar­ço a 2 de abril.

Destak - - Viagens - VE­RA VALADAS FER­REI­RA vfer­rei­ra@des­tak.pt

Há já al­gum tem­po que ha­via a von­ta­de de ex­plo­rar o po­ten­ci­al tu­rís­ti­co da vas­ta área que é o con­ce­lho de Co­ru­che, «um ter­ri­tó­rio na­tu­ral com uma gran­de área flo­res­tal, ide­al pa­ra a prá­ti­ca de BBT, ob­ser­va­ção de aves, des­por­tos náu­ti­cos, cy­cling ou ca­mi­nha­das», sublinha Fran­cis­co Oli­vei­ra, pre­si­den­te da câ­ma­ra des­ta vi­la ri­ba­te­ja­na, na apre­sen­ta­ção do Ru­bis Gás Up, on­de o Des­tak es­te­ve pre­sen­te.

E es­te Fes­ti­val In­ter­na­ci­o­nal de Ba­lo­nis­mo, que a Wind­pas­san­ger organiza de 28 de mar­ço a 2 abril, é um pas­so de gi­gan­te nes­se sen­ti­do. A par­tir de ho­je, já é pos­sí­vel re­ser­var no site do even­to o seu bi­lhe­te pa­ra um voo de ba­lão com 60/90 mi­nu­tos de du­ra­ção. Es­ta é, aliás, a úni­ca for­ma de ga­ran­tir lu­gar na fes­ta.

Nu­ma par­ce­ria com a Quercus, ao ad­qui­rir o voo com um cus­to de €159 por pes­soa, o vi­si­tan­te com­pra tam­bém uma ár­vo­re de es­pé­cie au­tóc­to­ne que, em ou­tu­bro, se­rá plan­ta­da nu­ma her­da­de do con­ce­lho. Aqui con­vém fa­zer um pa­rên­te­sis pa­ra su­bli­nhar que a tal re­gião ali­nha no top 25 dos lo­cais de mai­or bi­o­di­ver­si­da­de do pla­ne­ta, pe­lo que a pre­o­cu­pa­ção am­bi­en­tal do even­to não é pu­ro mar­ke­ting.

Mo­tas ou pe­li­ca­nos

O fes­ti­val – com pal­co cen­tral jun­to à Pra­ça de Tou­ro e à bei­ra do rio Sor­raia – pre­vê a par­ti­ci­pa­ção de 35/40 equi­pas de ba­lo­nis­mo, 20% das quais com for­mas es­pe­ci­ais co­mo a mota Ya­maha de 50mx45m da Ho­lan­da, o pe­li­ca­no do Bra­sil ou a co­ru­ja da Las Ve­gas, aqui nu­ma fe­liz coincidência já que es­te é o sím­bo­lo de Co­ru­che. «A ex­pe­ta­ti­va é que ha­ja mais edi­ções e que um dia che­gue­mos aos 100 ba­lões de ar quen­te», avisa Gui­do dos San­tos, di­re­tor de ope­ra­ções da Wind­pas­san­ger, em­pre­sa que, ao lon­go de to­do o ano, propõe vo­os de ba­lões em Co­ru­che.

Du­ran­te seis di­as, além dos vo­os li­vres, os vi­si­tan­tes po­de­rão ex­pe­ri­men­tar vo­os es­tá­ti­cos (grá­tis), as­sis­tir ao es­pe­tá­cu­lo de luz e som Night Glow, apre­ci­ar o ar­te­sa­na­to lo­cal, des­fru­tar da gas­tro­no­mia re­gi­o­nal e/ou stre­et fo­od. As com­pras de ar­te­sa­na­to no va­lor de €20 dão aces­so ao sor­teio de uma vi­a­gem de ba­lão. Pa­ra as cri­an­ças, há in­su­flá­veis e air bun­gee. No dia 1 de abril, o even­to se­rá trans­mi­ti­do em di­re­to no pro­gra­ma Aqui Por­tu­gal, en­tre as 14h30 e as 20h00, na RTP1.

©DR São es­pe­ra­das cer­ca de 35 equi­pas. 20% dos ba­lões te­rão for­mas es­pe­ci­ais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.