Porto cria pré­mio anu­al pa­ra ho­me­na­ge­ar bis­po

Destak - - Cidades - REDAÇÃO re­da­cao@des­tak.pt

Pré­mio D. António Francisco dos Santos, de 75 mil euros, vai dis­tin­guir de­fen­so­res da paz e di­rei­tos hu­ma­nos.

Anún­cio foi fei­to por Amé­ri­co Agui­ar, có­ne­go e pre­si­den­te da Ir­man­da­de dos Clé­ri­gos. «Es­ta­re­mos aqui no dia 11 de setembro pa­ra en­tre­gar o pré­mio a um por­tu­guês ou a um es­tran­gei­ro, que se te­nha evi­den­ci­a­do na pro­mo­ção e de­fe­sa dos di­rei­tos hu­ma­nos, na pro­mo­ção e de­fe­sa da dig­ni­da­de da pes­soa hu­ma­na (...), na pro­mo­ção do diá­lo­go in­ter-re­li­gi­o­so e ecu­mé­ni­co e na pro­mo­ção da paz”, por­me­no­ri­zou ontem Amé­ri­co Agui­ar.

De sa­li­en­tar que o no­vo pré­mio pe­cu­niá­rio – a su­por­tar em par­tes iguais pe­la As­so­ci­a­ção Co­mer­ci­al do Porto, Ir­man­da­de dos Clé­ri­gos e San­ta Casa da Mi­se­ri­cór­dia do Porto – foi apre­sen­ta­do, ontem, pre­ci­sa­men­te no dia em que se as­si­na­la o 30º dia da morte do bis­po António Francisco dos Santos – o último bis­po do Porto mor­reu a 11 de setembro des­te ano, aos 69 anos de ida­de, ví­ti­ma de ataque car­día­co.

Can­di­da­tu­ras em mar­ço

O jú­ri pa­ra o no­vo pré­mio da ci­da­de do Porto, cu­jas can­di­da­tu­ras vão abrir em mar­ço e se pro­lon­gam até ju­nho, vai in­te­grar res­pon­sá­veis da As­so­ci­a­ção Co­mer­ci­al do Porto, Ir­man­da­de dos Clé­ri­gos e San­ta Casa da Mi­se­ri­cór­dia do Porto.

Já o res­pe­ti­vo re­gu­la­men­to vai es­tar dis­po­ní­vel nas pá­gi­nas da In­ter­net das três ins­ti­tui­ções que estão a pro­mo­ver o ga­lar­dão.

D. António Francisco dos Santos mor­reu no pas­sa­do dia 11 de setembro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.