Dia Mundial do AVC

Destak - - Atualidade - Si­ga o INEM no e no

Dia 29 de ou­tu­bro ce­le­brou­se o Dia Mundial do Aci­den­te Vas­cu­lar Ce­re­bral (AVC). Para as­si­na­lar es­ta efe­mé­ri­de, o INEM par­ti­lha um con­jun­to de im­por­tan­te in­for­ma­ção, re­lem­bran­do que o AVC con­ti­nua a ser uma das prin­ci­pais cau­sas de mor­te em Por­tu­gal, sen­do a prin­ci­pal cau­sa de mor­bi­li­da­de e de po­ten­ci­ais anos de vi­da per­di­dos no con­jun­to das do­en­ças car­di­o­vas­cu­la­res. As es­ta­tís­ti­cas re­ve­lam que na maioria dos casos, o pe­di­do de so­cor­ro é fei­to tar­di­a­men­te. É im­por­tan­te sa­ber que a ja­ne­la de tem­po en­tre o início dos si­nais e sin­to­mas do do­en­te e o início do tra­ta­men­to hos­pi­ta­lar de­ve ser fei­to até um má­xi­mo de 6 ho­ras. É uma emer­gên­cia mé­di­ca que exi­ge uma atu­a­ção rá­pi­da.

É essencial todos sai­bam os si­nais de aler­ta do AVC e co­mo li­gar cor­re­ta­men­te o Número Eu­ro­peu de Emer­gên­cia - 112.

Em ca­so de AVC, te­nha em aten­ção os se­guin­tes si­nais e sin­to­mas:

• Fal­ta de for­ça num bra­ço • Bo­ca ao lado

• Di­fi­cul­da­de em fa­lar

Pe­ran­te si­nais e sin­to­mas de um AVC, de­ve:

• Pe­dir à ví­ti­ma para sor­rir.

Se a ví­ti­ma sor­rir ape­nas de um lado, po­de­rá ser um in­di­ca­dor que o ou­tro lado da ca­ra es­tá pa­ra­li­sa­do;

• Ve­ri­fi­car se a ví­ti­ma con­se­gue le­van­tar os bra­ços. Se es­ti­ver a so­frer um AVC po­de­rá ape­nas conseguir le­van­tar um de­les; • Ten­tar es­ta­be­le­cer con­tac­to ver­bal com a ví­ti­ma e ve­ri­fi­car se co­mu­ni­ca com cla­re­za. Nor­mal­men­te a di­fi­cul­da­de em fa­lar é um dos sin­to­mas mais ca­rac­te­rís­ti­cos.

Na pre­sen­ça des­tes si­nais, não per­ca tem­po e li­gue de ime­di­a­to 112!

A rá­pi­da as­sis­tên­cia, o en­ca­mi­nha­men­to para a uni­da­de de saú­de ade­qua­da e a in­ter­ven­ção mé­di­ca es­pe­ci­a­li­za­da são vi­tais para o su­ces­so do tra­ta­men­to e re­cu­pe­ra­ção do do­en­te.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.