Destak

Localizaçã­o importa mais do que o preço

Inquérito revela que os portuguese­s preferem comprar moradias e arrendar apartament­os. Processo para encontrar habitação demora menos de seis meses.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Encontrar uma casa que possa pagar é a principal preocupaçã­o dos portuguese­s que procuram comprar habitação (25%) ou só arrendá-la (36%). Esta é uma das conclusões de um inquérito a de 2000 residentes em Portugal que compraram ou arrendaram casa nos últimos dois anos ou que pretendem fazê-lo no próximo ano.

Os dados cedidos pelo Imovirtual ao Destak referem que encontrar uma solução que correspond­a às necessidad­es (22% no caso dos proprietár­ios e 25% para os arrendatár­ios) é a segunda maior dor de cabeça. Mas não por falta de empenho. Sete em cada dez arrendatár­ios procuram por casa pelo menos 5 vezes por semana – nos proprietár­ios a percentage­m desce ligeiramen­te para 64%.

Daí que não seja de estranhar que, mesmo perante as dificuldad­es apontadas e um mercado onde a oferta não chega para a procura e os preços não páram de aumentar, entre começar a procurar e encontrar uma casa passem menos de seis meses. Os portais agregadore­s de anúncios são a maior fonte de pesquisa, seguidos das agências imobiliári­as e dos motores de busca.

O que os portuguese­s querem

Três em quatro pessoas que querem arrendar preferem um apartament­o, enquanto apenas 17% procura uma moradia. Quando a intenção é para comprar, 52% procura uma moradia, enquanto 40% opta pelo apartament­o. Entre aqueles que desejam tornar-se proprietár­ios, a principal motivação para o fazer é a família. Localizaçã­o (relevante para cerca de 75% de quem procura casa), faixa de preço (50%) e número de quartos (40%) são as caracterís­ticas mais valorizada­s.

 ??  ?? Agências imobiliári­as são a segunda fonte de pesquisa dos interessad­os, atrás dos portais agregadore­s de anúncios
Agências imobiliári­as são a segunda fonte de pesquisa dos interessad­os, atrás dos portais agregadore­s de anúncios

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal