Diário de Notícias

OS CAMPEÕES PORTUGUESE­S

Em menos de um mês foram várias as conquistas de medalhas e troféus para Portugal, com a conquista do Euro 2016 como a cereja no topo do bolo

-

25 E 26 DE JUNHO Pimenta bicampeão na canoagem

› Foram de Fernando Pimenta as duas medalhas conquistad­as por Portugal nos Europeus de canoagem e ambas de ouro! Primeiro, em K1 1000, concluindo uma prova que liderou desde o início em 3.29,040 minutos. Depois em K1 5000, com um ataque na última volta que deixou a concorrênc­ia sem reação.

26 DE JUNHO Tiago Ferreira rei das maratonas BTT

O ciclista Tiago Ferreira sagrou-se campeão mundial de maratonas BTT (XCM), em Laissac (França). Os 90 km da prova foram cumpridos em 4:01.57 horas, com 3.130 metros de acumulado em subidas. Foi o segundo título mundial para o cliclismo português, depois da vitória em estrada de Rui Costa, em 2013.

8 DE JULHO Tamila nadou para a vitória

A nadadora Tamila Holub, do Sporting de Braga, sagrou-se campeã europeia júnior dos 1500 metros livres, com o tempo de 16m20,80s, novo recorde nacional por 18 segundos. A anterior melhor marca (16m38,60s) já lhe pertencia. A nadadora de origem ucraniana vai estar presente nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

9 DE JULHO Até nos pombos se ganhou um título

Portugal foi campeão internacio­nal de columbofil­ia, prova que decorreu em Mira. Entre mais de 900 pombos, foi o de Paulo Jorge Moreira Martins que regressou mais rápido ao local onde decorreu a prova. Entretanto, o pombo vencedor já foi vendido, por 550 euros.

10 DE JULHO Patrícia e Sara arrasam no atletismo

Antes do futebol, foi o atletismo a brilhar neste 10 de julho, nos Campeonato­s da Europa de Amesterdão. Primeiro foi Sara Moreira a conquistar o ouro na Meia-Maratona (ainda com vitória coletiva de Sara, Dulce Félix, Jéssica Augusto, Marisa Barros e Vanessa Fernandes) e depois foi Patrícia Mamona a vencer no triplo salto.

10 DE JULHO O grande título que faltava ao futebol

O dia mais importante da história do futebol português. Contra as expectativ­as de muitos, devido aos três empates na fase de grupos e às exibições considerad­as sofríveis e com um herói improvável (Éder), Portugal bate a França na final de Paris. E com Cristiano Ronaldo fora de combate!

13 DE JULHO Campeão no ténis de mesa e na vida

Cláudio Mendes sagra-se campeão europeu de ténis de mesa para transplant­ados e dialisados, na prova que decorre em Vantaa, na Finlândia. Logo na sua primeira participaç­ão, o atleta madeirense, que sofre de insuficiên­cia renal, ganhou na categoria de 30-49 anos.

16 DE JULHO Hóquei termina jejum de 18 anos

Portugal conquista o título europeu de hóquei em patins, ao jogar em casa, em Oliveira de Azeméis, a cidade da modalidade por excelência. A equipa comandada por Luís Sénica começou a perder com a Itália por 0-2, mas deu a volta ao resultado de forma espetacula­r, até ao 6-2 final. E quebrou jejum de 18 anos sem o título europeu.

17 DE JULHO Glória no surf para Teresa Bonvalot

Teresa Bonvalot, 17 anos, é campeã europeia júnior da World Surf League (WSL). O título é obtido no Pena Txuri Júnior Pro, na quinta etapa do circuito europeu, em Sopelana, no País Basco. Nunca uma surfista portuguesa tinha conseguido este título, até agora um privilégio masculino ( Tiago Pires em 1999 e Vasco Ribeiro em 2014).

26 DE JUNHO Jovem de 14 anos faz brilharete no jiujitsu

Bruno Lima, atleta da Associação de Jiujitsu Brasileiro de Castro Verde (AJBCV), torna-se campeão europeu na categoria de juvenis faixa laranja, em jiujitsu. O jovem de apenas 14 anos pratica esta arte marcial desde 2013, depois de ter deixado o futebol (representa­va o FC Castrense).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal