Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

Chamar táxi por aplicação em todo o país até fim do ano

- — DIOGO FERREIRA NUNES

Plataforma de transporte­s Free Now, com descontos nas viagens em veículos elétricos, vai reforçar competição com Uber.

A partir do final deste ano será possível chamar um táxi por aplicação a partir de qualquer ponto de Portugal. A Free Now prepara-se para juntar estes motoristas à plataforma de transporte­s, facilitand­o a vida dos passageiro­s que precisarem de um carro para se deslocarem dentro das cidades. O alargament­o nacional da empresa detida pela BMW e pela Daimler acontece depois do lançamento de descontos para as viagens em carros elétricos.

“Tencionamo­s chegar ao resto do país até ao final deste ano. Queremos que os táxis possam cobrir as cidades mais pequenas”, anuncia o diretor-geral da Free Now em Portugal, Sérgio Pereira.

Esta é a única aplicação de mobilidade em território nacional que junta os motoristas de táxi com os parceiros ligados ao transporte de passageiro­s em veículos descaracte­rizados, designados como TVDE.

O alargament­o da Free Now a todo o país contará apenas com os motoristas de táxi, que vão receber formação para começarem a prestar este serviço. A Uber também está presente em todo o país desde julho, mas com os motoristas parceiros de TVDE.

Para já, a Free Now está presente em Lisboa, Porto, Algarve, Coimbra, Figueira da Foz e Aveiro. Em ano de covid-19, a empresa ainda está “a tentar perceber se a mudança de comportame­ntos na mobilidade será a curto ou a longo prazo”.

Com um pé no longo prazo, a Free Now tem reforçado a opção pelos carros elétricos nas cidades onde está presente e com os motoristas parceiros de TVDE. As viagens sem emissões têm um desconto entre 8% e 10% face à tarifa normal da empresa.

A medida poderia penalizar os condutores, que receberiam menos rendimento­s por deslocação. Só que a plataforma de transporte­s reduziu a sua margem de lucro para “incentivar os clientes” a usarem esta opção sem condiciona­r as receitas dos motoristas.

Apesar de o tempo de espera por um carro ser “um pouco superior”, os pedidos de viagem “aumentaram 500%” logo na primeira semana em que os descontos foram introduzid­os.

Também aumentou, de 50% para 60%, a percentage­m de parceiros que admite comprar veículos sem emissões quando chegar a vez de renovar a frota. A opção de viagens ecológicas não abrange, para já, os táxis elétricos que circulam por Lisboa e pelo Porto.

As rivais Uber e Bolt também têm opção para viajar em carros elétricos, mas sem descontos para os passageiro­s. No caso da Uber, os motoristas parceiros podem aceder a postos de carregamen­to exclusivos.

Leiria e Évora deverão ser as próximas cidades portuguesa­s onde será possível usar a plataforma Free Now para chamar um motorista de TVDE.

Na mesma aplicação, é ainda possível encontrar bicicletas e trotinetas elétricas partilhada­s nas cidades de Lisboa e do Porto. Devido à covid-19, estes veículos de duas rodas são usados por mais tempo e, em muitos casos, “são o único meio de deslocação entre a casa e o trabalho”. Por conta da diminuição de turistas, os clientes portuguese­s passaram a representa­r quase sete em cada 10 utilizador­es destes meios partilhado­s.

“Ainda estamos a tentar perceber se a mudança de comportame­ntos na mobilidade será a curto ou a longo prazo.”

— SÉRGIO PEREIRA

Diretor-geral da Free Now

“No final de contas, todos precisamos de contribuir para criar um futuro mais sustentáve­l para o planeta.”

—BRIGITTE FELBER

da Nespresso

 ?? FOTO: DIREITOS RESERVADOS ?? Sérgio Pereira, diretor-geral da Free Now.
FOTO: DIREITOS RESERVADOS Sérgio Pereira, diretor-geral da Free Now.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal