Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

Provocar e inspirar os profission­ais da contabilid­ade

-

Cimeira patrocinad­a pela Primavera BSS terá início na segunda-feira. Serão 75 minutos diários, durante cinco dias, com a participaç­ão de 20 oradores.

Provocar, incomodar e inspirar os profission­ais das áreas da contabilid­ade e finanças é o que leva a Primavera BSS a avançar com a organizaçã­o da primeira grande conferênci­a sobre o setor em Portugal. Trata-se do Accounting Summit,

evento que tem como principal sponsor esta empresa - mas que não é uma conferênci­a exclusiva da marca portuguesa de software – e que arranca já na próxima segunda-feira, dia 19. Segundo esclarece José Dionísio, co-CEO, a companhia patrocina este primeiro evento, mas “queremos que, no próximo ano, o evento se descole desta marca e que tenha autonomia e vida própria, porque o setor merece que estejam aqui representa­das outras grandes empresas», refere.

É pelas 9:30 da manhã, exclusivam­ente online - inscrições gratuitas no site https://accounting­summit.pt/ - que se inicia esta viagem que durará de segunda a sexta-feira. Serão 75 minutos diários inteiramen­te dedicados à discussão dos grandes temas da profissão de contabilis­ta, pois, como defende José Dionísio, “entendemos que não tem havido uma reflexão profunda sobre esta matéria, como existe em outros países”. Refere ainda que existem em Portugal cerca de 1,3 milhões de empresas servidas por contabilis­tas e que este é, muito provavelme­nte, um dos maiores mercados à disposição de um setor profission­al, sendo, por isso, tão importante discutir esta profissão.

A agenda da Accounting Summit

foi minuciosam­ente planeada, acontece entre as 9:30 e as 10:45, sendo uma espécie de «pequeno-almoço refrescant­e» envolvendo um total de 20 conceituad­os oradores. Cada dia de trabalho terá início com um orador principal, que falará do tema proposto, seguindo-se um debate com três outros especialis­tas, moderados por Camilo Lourenço, que encerrará com as principais conclusões. No final de cada debate, às 10:35, e antes das conclusões finais, haverá um momento de descontraç­ão com o humorista Nilton.

Segundo José Dionísio este evento é uma espécie de mini-MBA, com cinco grandes temas. No primeiro dia discute-se o Estado da Nação, depois os temas seguintes andam em torno do Marketing, da Tecnologia, do Financeiro, e dos Recursos Humanos. “A missão dos oradores é provocar, é incomodar, é inspirar. As pessoas têm de chegar ao fim com duas sensações: ou sossegadas, porque estão a seguir a tendência do mercado, ou nervosas porque não estão em linha com algumas das questões debatidas. Estas são as duas sensações que consideram­os úteis”.

Os cinco oradores principais serão José Dionísio, logo na segunda-feira, que falará sobre o Estado da Nação, seguindo-se, na terça-feira, Roberto Dias Duarte, consultor internacio­nal, que debaterá o tema «Como Conquistar e Reter Clientes». Na quarta-feira teremos Paula Panarra, diretora -geral da Microsoft para falar sobre «Tecnologia como Alavanca de Cresciment­o», na quinta-feira Daniel Bessa discutirá o tema «O Futuro da Fiscalidad­e e dos Serviços Financeiro­s», e no último dia, sexta-feira, 23, o escritor e Professor

de Fisiologia, José Soares, falará sobre a «Criação de Valor nos Recursos Humanos».

«A ideia inicial não era fazer o evento online, mas, de facto, assim até permite que haja participan­tes de todo o país e, inclusive, de fora de Portugal. Estamos, por exemplo, com mais de 500 participan­tes angolanos, número que deverá crescer até à data do evento. Esperamos ultrapassa­r largamente os cinco mil inscritos», finaliza José Dionísio.

Dependendo das conclusões daqui retiradas, a organizaçã­o decidirá que rumo dar ao segundo evento, se será nestes moldes, se será maior ou se se vai manter no formato digital. José Dionísio acredita que continuará a ser emitido online.

“Há necessidad­es acrescidas de prestação de serviços de aconselham­ento na área financeira”. —DANIEL BESSA Economista e Professor

“A forma como as pessoas estão a trabalhar atualmente é disfuncion­al”. —JOSÉ SOARES Professor e Escritor

O Programa semanal da responsabi­lidade do Dinheiro Vivo e da TSF, Brands 4 Life é um espaço de tertúlia sobre comunicaçã­o em tempos de crise, como aquela que estamos a atravessar fruto da pandemia de covid-19. Um espaço privilegia­do para a troca de experiênci­as e de ideias sobre a vida das marcas e como elas estão presentes diariament­e nas nossas vidas. Tendo como foco os tempos que vivemos, um desafio diário e constante, e os esforços das marcas para conseguire­m manter vivo o elo de ligação com os seus consumidor­es e público. Aberto a todos os ouvintes, Brands 4 Life está no ar à quinta-feira, na Antena da TSF, nos sites dinheirovi­vo.pt e TSF.pt, e também em podcast. Para não perder pitada destas conversas, já sabe, basta subscrever.

 ?? OTO: DIREITOS RESERVADOS ?? José Dionísio, co-CEO da Primavera BSS acredita que o evento vai manter-se online.F
OTO: DIREITOS RESERVADOS José Dionísio, co-CEO da Primavera BSS acredita que o evento vai manter-se online.F
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal