Diario de Noticias - DN + Dinheiro Vivo

Co­vid-19 não tra­vou 2.ª edi­ção das Bol­sas de Mo­bi­li­da­de San­tan­der

- Santander · Mary J. Blige · Desiderius Erasmus · European Union · European Parliament · Portugal · Youtube · University of Coimbra · Coimbra · Valens

Aju­das fi­nan­cei­ras são de 500 ou mil eu­ros pa­ra alu­nos com di­fi­cul­da­des eco­nó­mi­cas. Ins­cri­ções até 30 de no­vem­bro.

O San­tan­der Uni­ver­si­da­des aca­ba de lan­çar a 2.ª edi­ção das Bol­sas de Mo­bi­li­da­de Glo­bal. Mes­mo em era de pan­de­mia, a re­le­vân­cia dos pro­gra­mas de in­ter­câm­bio pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to dos es­tu­dan­tes uni­ver­si­tá­ri­os é tal, con­si­de­ra a res­pon­sá­vel do ban­co, que jus­ti­fi­ca a con­ti­nu­a­ção des­ta apos­ta. As ins­cri­ções es­tão aber­tas até 30 de no­vem­bro, há 242 bol­sas dis­po­ní­veis e a aju­da fi­nan­cei­ra os­ci­la en­tre os 500 e mil eu­ros.

“Ho­je em dia, num mun­do ca­da vez mais glo­bal e im­pre­vi­sí­vel, é mui­to im­por­tan­te que os jo­vens con­si­gam sen­tir-se bem tra­ba­lhan­do e ten­do in­ter­câm­bi­os com ou­tras cul­tu­ras e ou­tras vi­vên­cia e, si­mul­ta­ne­a­men­te, que te­nham a fle­xi­bi­li­da­de e ca­pa­ci­da­de de adap­ta­ção a no­vas re­a­li­da­des”, afir­mou Cris­ti­na Di­as Ne­ves, di­re­to­ra do Me­ce­na­to do San­tan­der Uni­ver­si­da­des. Se­gun­do diz a res­pon­sá­vel, “há es­tu­dos fei­tos que in­di­cam que os jo­vens que fa­zem pro­gra­mas de mo­bi­li­da­de têm ní­veis de em­pre­ga­bi­li­da­de su­pe­ri­o­res àque­les que os não fa­zem”.

“É por es­sa ra­zão que, ape­sar da si­tu­a­ção que vi­ve­mos e apro­vei­tan­do tam­bém o fac­to de ser­mos um ban­co in­ter­na­ci­o­nal com ra­mi­fi­ca­ções em vá­ri­os paí­ses do mun­do, apro­vei­ta­mos pa­ra in­cen­ti­var sem­pre es­te ti­po de pro­gra­mas jun­to das uni­ver­si­da­des nos­sas par­cei­ras”, con­cluiu Cris­ti­na Di­as Ne­ves.

Ao to­do, há 242 bol­sas dis­po­ní­veis em dez uni­ver­si­da­des de nor­te a sul do país e na Ma­dei­ra. Até dia 30 de no­vem­bro, os in­te­res­sa­dos po­dem can­di­da­tar-se on­li­ne, em www.be­cas-san­tan­der.com. As bol­sas têm por ob­je­ti­vo do­tar os es­tu­dan­tes de li­cen­ci­a­tu­ra ou mes­tra­do com li­mi­ta­ções eco­nó­mi­cas com um com­ple­men­to fi­nan­cei­ro, de mo­do a per­mi­tir-lhes par­ti­ci­pa­rem em pro­gra­mas de mo­bi­li­da­de – se­jam eles os do pró­prio San­tan­der, o Eras­mus ou ou­tros – que, de ou­tro mo­do, não fa­ri­am.

“As Bol­sas San­tan­der de Mo­bi­li­da­de Glo­bal fo­ram lan­ça­das pe­la pri­mei­ra vez no ano pas­sa­do”, fri­sou a res­pon­sá­vel do San­tan­der Uni­ver­si­da­des. “A ade­são foi mui­to sig­ni­fi­ca­ti­va na edi­ção an­te­ri­or: ti­ve­mos mais do do­bro de can­di­da­tos pa­ra o nú­me­ro de bol­sas que tí­nha­mos na mai­or par­te das ins­ti­tui­ções com as quais tra­ba­lhá­mos”, re­ve­lou Cris­ti­na Di­as Ne­ves. “É por es­sa ra­zão que nós, ape­sar da si­tu­a­ção na qual nos en­con­tra­mos ago­ra, re­sol­ve­mos vol­tar a lan­çar es­ta convocatór­ia”.

Pa­ra se can­di­da­ta­rem, os es­tu­dan­tes têm de es­tar a fa­zer a sua li­cen­ci­a­tu­ra ou mes­tra­do nu­ma ins­ti­tui­ção de en­si­no su­pe­ri­or que per­ten­ça à re­de San­tan­der Uni­ver­si­da­des, ter mé­ri­to es­co­lar com­pro­va­do, na­ci­o­na­li­da­de por­tu­gue­sa e um ren­di­men­to anu­al pes­so­al ou fa­mi­li­ar per ca­pi­ta igual ou in­fe­ri­or a 22 ve­zes o va­lor do In­de­xan­te de Apoi­os So­ci­ais (IAS) – is­to é, fi­car abai­xo dos 9700 eu­ros, apro­xi­ma­da­men­te.

“Con­si­de­ra­mos que a mo­bi­li­da­de nos jo­vens e, so­bre­tu­do nos uni­ver­si­tá­ri­os, é uma ex­pe­ri­ên­cia fun­da­men­tal pa­ra a sua for­ma­ção, não só pes­so­al co­mo pro­fis­si­o­nal”, su­bli­nhou a res­pon­sá­vel. E, diz Cris­ti­na Di­as Ne­ves, com o San­tan­der Uni­ver­si­da­des foi pos­sí­vel ve­ri­fi­car que ha­via mui­tos jo­vens que, de­vi­do à sua con­di­ção, não po­di­am fre­quen­tar es­ses pro­gra­mas de in­ter­câm­bio. Es­te ano, as Bol­sas San­tan­der Mo­bi­li­da­de Glo­bal pre­ten­dem apre­sen­tar uma so­lu­ção pa­ra 242 es­tu­dan­tes nes­ta si­tu­a­ção.

De­cor­re ho­je, na Uni­ver­si­da­de de Coim­bra, o úl­ti­mo dos três Eras­mus Days, even­to re­a­li­za­do com o pa­tro­cí­nio do pro­gra­ma San­tan­der Uni­ver­si­da­des, que abran­geu um con­jun­to de ini­ci­a­ti­vas de pro­mo­ção des­te pro­gra­ma de mo­bi­li­da­de aca­dé­mi­ca eu­ro­peu.

De ca­riz com­ple­ta­men­te di­gi­tal, por for­ça das res­tri­ções im­pos­tas pe­la co­vid-19, um dos pon­tos al­tos do even­to foi a me­sa-re­don­da vir­tu­al ocor­ri­da on­tem, que te­ve por te­ma “Eras­mus e a União Eu­ro­peia: de­sa­fi­os em tem­pos de pan­de­mia”. Es­ta me­sa-re­don­da on­li­ne se­rá mo­de­ra­da por João Cal­vão da Sil­va, vi­ce-rei­tor da UC pa­ra as Re­la­ções Ex­ter­nas e Alum­ni, e trans­mi­ti­da atra­vés das re­des so­ci­ais da Di­vi­são de Re­la­ções In­ter­na­ci­o­nais (DRI) da uni­ver­si­da­de. A con­ver­sa con­tou, en­tre ou­tras, com a con­tri­bui­ção de Pe­dro Va­len­te da Sil­va, re­pre­sen­tan­te do Par­la­men­to Eu­ro­peu em Por­tu­gal e Ana Per­di­gão, di­re­to­ra da Agên­cia Na­ci­o­nal Eras­mus.

No dia inaugural do even­to, o des­ta­que foi pa­ra uma Fei­ra Vir­tu­al Eras­mus, on­de fo­ram di­fun­di­dos ví­de­os pro­mo­ci­o­nais de de­ze­nas de uni­ver­si­da­des par­cei­ras da Uni­ver­si­da­de de Coim­bra, pa­ra aju­dar os es­tu­dan­tes a de­ci­di­rem on­de vão que­rer re­a­li­zar o seu pro­gra­ma de in­ter­câm­bio. Os ví­de­os es­tão ago­ra dis­po­ní­veis no You­Tu­be da DRI-UC.

Ao lon­go dos três Eras­mus Days, fo­ram re­a­li­za­das ini­ci­a­ti­vas en­vol­ven­do to­da a co­mu­ni­da­de aca­dé­mi­ca da Uni­ver­si­da­de de Coim­bra.

“Os jo­vens que fa­zem pro­gra­mas de mo­bi­li­da­de têm ní­veis de em­pre­ga­bi­li­da­de su­pe­ri­o­res”. —CRIS­TI­NA DI­AS NE­VES Di­re­to­ra do Me­ce­na­to do San­tan­der Uni­ver­si­da­des

 ?? FO­TO: AR­QUI­VO / GLO­BAL IMA­GENS ??
FO­TO: AR­QUI­VO / GLO­BAL IMA­GENS
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal