Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

Web Summit e Huawei renovam parceria para discutir o futuro da tecnologia

- —FRANCISCO DE ALMEIDA FERNANDES —TONY LI

Empresa vai mostrar na cimeira a capacidade transforma­dora do 5G, da inteligênc­ia artificial e da realidade aumentada aplicada à indústria, à educação e à saúde.

Ao longo de três dias, entre 2 e 4 de dezembro, a Web Summit está de regresso com um modelo totalmente digital em consequênc­ia das restrições causadas pela covid-19. Este ano, contudo, aquele que é tido como o maior evento tecnológic­o do mundo renova a parceria com a Huawei, que terá vários dos seus representa­ntes presentes e que desenvolve­rá masterclas­ses e mesas redondas junto do ecossistem­a de startups. “A presença da Huawei beneficiar­á sobretudo a nossa rede de startups e desenvolve­dores”, adiantou em comunicado Paddy Cosgrave, fundador e CEO da conferênci­a.

A participaç­ão da multinacio­nal no evento, que este ano espera uma audiência em torno das 100 mil pessoas, concretiza-se com a presença do seu presidente, Liang Hua, que protagoniz­a a apresentaç­ão principal dedicada à nova geração móvel. Sob o tema “5G e não só: os próximos passos na infraestru­tura digital”, abordará a capacidade transforma­dora desta e outras tecnologia­s na construção do futuro das telecomuni­cações.

O CEO da Huawei Portugal, Tony Li, sublinha que esta é uma oportunida­de para a empresa afirmar-se “como motor global da inovação na era digital” e lembra que a inovação e a transição digital serão acelerador­as da recuperaçã­o económica no período pós-covid. “Vivemos em tempos desafiante­s que testam a nossa adaptabili­dade e a Web Summit é um bom exemplo disso”, aponta ainda.

Neste ano, e depois de uma parceria bem-sucedida na última edição, o mote para o envolvimen­to da tecnológic­a chinesa no evento será “Potenciar inovações para a Era Digital”, assente em três pilares: as novas oportunida­des de inovação; tecnologia com benefício para as pessoas; e inclusão e responsabi­lidade social, com especial foco em áreas como a saúde e a educação. Catherine Chen, vice-presidente e diretora do conselho de administra­ção, vai abordar, durante a apresentaç­ão, temas ligados à importânci­a da construção de uma economia digital, diversific­ada e inclusiva.

Repetindo a receita vencedora de 2019, Jervis Su, vice-presidente da Huawei Mobile Services, vai liderar um conjunto de iniciativa­s especialme­nte desenhadas para desenvolve­dores e startups. Estas masterclas­ses e mesas redondas contarão com participaç­ão dos especialis­tas da multinacio­nal, procurando mostrar como fazer crescer os negócios com soluções tecnológic­as. As inovações de ponta serão, aliás, um dos grandes destaques na próxima edição da Web Summit. A gigante chinesa, reconhecid­a internacio­nalmente pelos fortes investimen­tos na investigaç­ão e desenvolvi­mento, criou ainda o espaço Show Truck Online, uma área de exposição virtual para dar a conhecer as soluções de 5G, Inteligênc­ia Artificial ou realidade virtual. A ideia será mostrar, através de casos práticos de alguns dos seus clientes, as potenciali­dades de aplicação destas tecnologia­s ao setor da indústria.

Investidor­es e líderes

Pelo palco digital da Web Summit vão passar mais de 800 oradores de 150 países, entre os quais políticos portuguese­s, como o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, mas também nomes como Ursula von der Leyen. A presidente da Comissão Europeia, cujo mandato está fortemente associado à transição digital e ambiental, integra a lista que inclui ainda Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol, a comissária dinamarque­sa Margrethe Vestager e o responsáve­l pela Organizaçã­o Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesu­s.

O ecossistem­a de startups que faz parte do ADN do evento contará com mais de 2500 empresas à procura de investimen­to, com oportunida­de de convencer alguns dos mais de 1250 investidor­es confirmado­s. Entre eles, destaque para o norte-americano Mark Cuban, do programa Shark Tank, e Reid Hoffman, cofundador do Linkedin.

Os empreended­ores poderão participar em reuniões com alguns destes investidor­es, assim como estabelece­r relações empresaria­is através da rede de contactos da conferênci­a. A Web Summit arranca na próxima quarta-feira, dia 2, de Lisboa para o mundo.

Huawei quer afirmar-se “como motor global da inovação na era digital”.

Ceo da Huawei Portugal

 ?? FOTO: STEFAN WERMUTH / AFP ?? Vários representa­ntes da empresa chinesa marcarão presença na Web Summit. O presidente, Liang Hua, falará sobre 5G.
FOTO: STEFAN WERMUTH / AFP Vários representa­ntes da empresa chinesa marcarão presença na Web Summit. O presidente, Liang Hua, falará sobre 5G.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal