“Bis” de Ro­nal­do se­gu­rou a co­roa do Re­al Ma­drid

Edição Público Lisboa - - DESPORTO -

Quem pre­vis­se uma pas­sa­gem de tes­te­mu­nho ou uma ce­ri­mó­nia de su­ces­são es­ta­ria en­ga­na­do. O Re­al Ma­drid fez va­ler o pe­di­gree europeu ao ga­nhar por 3-1 na pri­mei­ra mão dos oi­ta­vos-de-fi­nal da Li­ga dos Cam­peões, fren­te a um can­di­da­to as­su­mi­do ao tro­no con­ti­nen­tal. A diferença en­tre os dois clu­bes não se fa­ria tan­to em ter­mos fi­nan­cei­ros — uns são mui­to ri­cos, os ou­tros são mui­tís­si­mo ri­cos — mas sim pelo his­to­ri­al na com­pe­ti­ção. E, aí, não há quem fa­ça som­bra aos “me­ren­gues”.

Com 12 tro­féus da Cham­pi­ons no cur­rí­cu­lo, o Re­al Ma­drid é uma es­pé­cie de aris­to­cra­ta da pro­va. O Pa­ris Saint-Ger­main, que pro­cu­ra o pri­mei­ro tro­féu europeu, as­su­me o pa­pel de no­vo-ri­co que an­seia por um lu­gar na cor­te. Mas as pre­ten­sões des­te úl­ti­mo saíram se­ri­a­men­te com­pro­me­ti­das no pri­mei­ro de dois du­e­los, ape­sar de em lar­gos mo­men­tos da par­ti­da os pa­ri­si­en­ses te­rem co­lo­ca­do os “me­ren­gues” em sen­ti­do.

Num jogo em que o Re­al Ma­drid até es­te­ve a per­der, dois go­los de Cris­ti­a­no Ro­nal­do ope­ra­ram a re­vi­ra­vol­ta no mar­ca­dor e de­ram van­ta­gem na eliminatória. Mas a re­ac­ção não se ex­pli­ca só pelo or­gu­lho: con­si­de­ra­vel­men­te atra­sa­dos na Li­ga es­pa­nho­la, a 17 pon­tos do Bar­ce­lo­na, e já afas­ta­dos da Ta­ça do Rei, os “me- ren­gues” só po­dem agar­rar-se à Li­ga dos Cam­peões.

Os vi­si­tan­tes adi­an­ta­ram-se aos 33’, por Ra­bi­ot. Após um cru­za­men­to de Mbap­pé na di­rei­ta, a bo­la res­sal­tou en­tre Ney­mar e Na­cho, e so­brou pa­ra o fran­cês, que dis­pa­rou de pri­mei­ra e ba­teu Na­vas. Con­tu­do, o Re­al Ma­drid res­ta­be­le­ceu a igual­da­de ain­da an­tes do in­ter­va­lo. Num pe­nál­ti a cas­ti­gar fal­ta de Lo Cel­so so­bre Kro­os, Cris­ti­a­no Ro­nal­do fez o 1-1 e atin­giu a mar­ca de 100 go­los na Li­ga dos Cam­peões pelo Re­al Ma­drid. O por­tu­guês é o pri­mei­ro fu­te­bo­lis­ta de sem­pre a mar­car 100 go­los na Cham­pi­ons pelo mes­mo clu­be.

Na se­gun­da par­te o PSG ti­rou par­ti­do da de­so­ri­en­ta­ção do Re­al Ma­drid e con­se­guiu cons­truir vá­ri­os lan­ces de pe­ri­go, mas se­ri­am os es­pa­nhóis a am­pli­ar a van­ta­gem. A equi­pa de Zi­da­ne es­pe­rou pe­los úl­ti­mos mi­nu­tos pa­ra fa­zê-lo, mas foi tre­men­da­men­te efi­caz. Cris­ti­a­no Ro­nal­do “bi­sou” aos 83’, após pas­se de Asen­sio na di­rei­ta. O guar­da-re­des do PSG des­vi­ou a bo­la mas o res­sal­to foi con­tra Ro­nal­do e en­trou na ba­li­za. Pou­co de­pois, Asen­sio vol­tou a es­tar no lan­ce, des­ta vez na as­sis­tên­cia pa­ra Mar­ce­lo — o bra­si­lei­ro dis­pa­rou de pri­mei­ra, sur­pre­en­den­do Are­o­la, e fez o 3-1 fi­nal. O tro­no e a co­roa con­ti­nu­am se­gu­ros pa­ra o Re­al Ma­drid.

Ti­a­go Pi­men­tel

PAUL HANNA/REUTERS

Ro­nal­do es­ta­be­le­ceu mais um re­cor­de fren­te ao PSG

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.