OE 2019: ti­ro aos pom­bos, aos sa­cos de plás­ti­co e aos tou­ros

Edição Público Lisboa - - POLÍTICA -

Aac­ti­vi­da­de des­por­ti­va do ti­ro aos pom­bos vai aca­bar e o pre­ço dos sa­cos de plás­ti­co vai au­men­tar de oi­to pa­ra 12 cên­ti­mos, me­di­das que cons­ta­rão da pro­pos­ta do Go­ver­no de Or­ça­men­to do Es­ta­do pa­ra 2019, se­gun­do o PAN.

O de­pu­ta­do do PAN (Pes­so­as-Ani­mais-Na­tu­re­za), An­dré Sil­va, adi­an­tou on­tem à Lu­sa que o Go­ver­no vai ins­cre­ver pe­la pri­mei­ra vez qua­tro me­di­das do par­ti­do na pro­pos­ta de Or­ça­men­to do Es­ta­do. Re­la­ti­va­men­te ao ti­ro ao voo, co­nhe­ci­do co­mo ti­ro aos pom­bos, o par­la­men­tar ex­pli­cou que se tra­ta de uma me­di­da de pro­tec­ção ani­mal, uma vez que “é uma ac­ti­vi­da­de con­si­de­ra­da des­por­ti­va, em que ani­mais cri­a­dos em ca­ti­vei­ro são li­ber­ta­dos pa­ra ser­vi­rem de al­vo, quem aba­ter mais ani­mais ga­nha um pré­mio”.

Ou­tra me­di­da que o PAN diz que se­rá ins­cri­ta da pro­pos­ta do Go­ver­no é “um au­men­to da con­tri­bui­ção so­bre os sa­cos de plás­ti­co le­ves de oi­to cên­ti­mos pa­ra 12 cên­ti­mos”. O ob­jec­ti­vo é a re­du­ção do con­su­mo de sa­cos de plás­ti­co no país.

O de­pu­ta­do des­ta­cou ain­da uma ou­tra me­di­da na área da in­clu­são so­ci­al e que pre­ten­de dar pri­o­ri­da­de ao apoio de pro­jec­tos de en­ti­da­des que fa­zem for­ma­ção a cães de guia e a cães de as­sis­tên­cia.

Em úl­ti­mo lu­gar, uma me­di­da con­si­de­ra­da pe­lo PAN co­mo de “jus­ti­ça tri­bu­tá­ria”. Tra­ta-se de “pôr fim à isen­ção da ta­xa de IVA pa­ra os ar­tis­tas tau­ro­má­qui­cos, quan­do to­dos os pres­ta­do­res de ser­vi­ços pa­gam IVA”.

Já o Par­ti­do Eco­lo­gis­ta Os Ver­des (PEV) con­se­guiu, por seu tur­no, o com­pro­mis­so do Go­ver­no no sen­ti­do de uni­ver­sa­li­zar a co­ber­tu­ra do

pré-es­co­lar em 2019, fi­xan­do o nú­me­ro de sa­las en­tre 100 e 150. Ou­tra das me­di­das que o PEV fe­chou com o Go­ver­no foi a ac­tu­a­li­za­ção do va­lor das pen­sões mí­ni­mas com os au­men­tos ex­tra­or­di­ná­ri­os de 2017 e de 2018. A so­lu­ção vi­sa aca­bar com “si­tu­a­ções de in­jus­ti­ça, em que pes­so­as com o mes­mo nú­me­ro de anos de car­rei­ra con­tri­bu­ti­va, mas que ace­de­ram à re­for­ma em anos di­fe­ren­tes, têm va­lo­res di­fe­ren­tes de pen­são”. O PEV as­se­gu­rou ain­da o com­pro­mis­so de con­tra­tar, em 2019, mais 25 vi­gi­lan­tes da na­tu­re­za.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.