Câ­ma­ra quer ca­sas ba­ra­tas na Go­mes Frei­re em 2020

Foi apro­va­da a se­gun­da ope­ra­ção do Pro­gra­ma de Ren­da Aces­sí­vel e a aber­tu­ra de mais dois con­cur­sos pú­bli­cos

Edição Público Lisboa - - LOCAL - Lis­boa João Pe­dro Pin­cha

Foi apro­va­da na quin­ta-fei­ra a se­gun­da ope­ra­ção do Pro­gra­ma de Ren­da Aces­sí­vel (PRA) da Câ­ma­ra de Lis­boa. Se tu­do cor­rer co­mo pre­vis­to, den­tro de dois anos de­ve­rá ha­ver um no­vo em­pre­en­di­men­to de ha­bi­ta­ção na Rua Go­mes Frei­re, do qual fa­rão par­te 68 ca­sas com ren­das con­tro­la­das.

Es­ta é uma das vá­ri­as ope­ra­ções do PRA que fun­ci­o­nam co­mo uma par­ce­ria pú­bli­co-pri­va­da: a câ­ma­ra ce­de os ter­re­nos pa­ra cons­tru­ção e/ ou pré­di­os pa­ra re­a­bi­li­tar, a em­pre­sa ven­ce­do­ra do con­cur­so pú­bli­co faz os pro­jec­tos de ar­qui­tec­tu­ra e cons­trói. Na Go­mes Frei­re ha­ve­rá um to­tal de 91 fo­gos, dos quais 68 com ren­das fi­xa­das en­tre os 300 eu­ros (T2) e os 650 eu­ros (T4). Nas res­tan­tes ca­sas, a em­pre­sa — nes­te ca­so, a Ber­ga­mot Uni­pes­so­al Lda — po­de pra­ti­car os pre­ços que en­ten­der.

Es­ta ope­ra­ção da Go­mes Frei­re abar­ca um edi­fí­cio que, en­tre ou­tras coi­sas, já foi es­qua­dra de po­lí­cia, bem co­mo um par­que de es­ta­ci­o­na­men­to, que dei­xa­rá de exis­tir. Além de ha­bi­ta­ção, se­rão cons­truí­dos uma cre­che e um jar­dim. O mu­ni­cí­pio in­ves­te 16,6 mi­lhões de eu­ros (ce­dên­cia de ter­re­no, edi­fí­cio e in­fra-es­tru­tu­ras bá­si­cas) e a Ber­ga­mot põe 13,2 mi- lhões, fi­can­do a ex­plo­rar o com­ple­xo por pe­lo me­nos 35 anos.

Na reu­nião au­tár­qui­ca de quin­ta­fei­ra foi ain­da apro­va­do o lan­ça­men­to de mais dois con­cur­sos pú­bli­cos re­fe­ren­tes ao PRA.

Um de­les con­tem­pla a pri­mei­ra ope­ra­ção des­te pro­gra­ma no Va­le de San­to An­tó­nio — a câ­ma­ra es­pe­ra po­der vir a ter, no to­tal, mais de três mil fo­gos. Pa­ra já, o con­cur­so que se­rá aber­to diz ape­nas res­pei­to à cons­tru­ção de 71 ca­sas no lo­cal da an­ti­ga Vi­la Ma­ci­ei­ra, na Cal­ça­da dos Bar­ba­di­nhos. Bair­ro ope­rá­rio cons­truí­do no prin­cí­pio do sé­cu­lo pas­sa­do, a vi­la de­gra­dou-se a tal pon­to que a au­tar­quia aca­bou por de­mo­li-la em 2015. A pro­pos­ta pa­ra es­te lo­cal é a cons­tru­ção de qua­tro edi­fí­ci­os em que 49 ca­sas te­rão ren­das con­tro­la­das, com ti­po­lo­gi­as en­tre T0 e T5.

O ou­tro con­cur­so apro­va­do é um pa­co­te, pois pre­vê in­ter­ven­ções em Be­lém, no Lu­mi­ar e no Par­que das Na­ções. Se­rão cons­truí­das, ao to­do, 372 ca­sas, das quais 218 com ren­das fi­xa­das pe­la câ­ma­ra. Em ter­re­nos, o mu­ni­cí­pio in­ves­te mais de 20 mi­lhões de eu­ros e pro­cu­ra par­cei­ro pri­va­do dis­pos­to a in­ves­tir mais de 40 mi­lhões em pro­jec­tos e cons­tru­ção.

Além des­ta ver­ten­te pú­bli­co-pri­va­da, o PRA tem tam­bém ago­ra uma ver­ten­te ex­clu­si­va­men­te pú­bli­ca, em que é a câ­ma­ra que põe to­do o in­ves­ti­men­to. É o que vai acon­te­cer, por exem­plo, nos pré­di­os de ha­bi­ta­ção da Ope­ra­ção In­te­gra­da de En­tre­cam­pos e nos que o Mi­nis­té­rio da Se­gu­ran­ça So­ci­al vai dar à au­tar­quia. jo­ao.pin­cha@pu­bli­co.pt

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.