Lis­boa du­pli­ca ta­xa tu­rís­ti­ca em 2019

A par­tir de 1 de Ja­nei­ro do pró­xi­mo ano, quem per­noi­tar na ci­da­de pa­ga­rá dois eu­ros por noi­te

Edição Público Lisboa - - LOCAL - Tu­ris­mo Cris­ti­a­na Fa­ria Mo­rei­ra

Quem per­noi­tar na ca­pi­tal por­tu­gue­sa já a par­tir do pró­xi­mo ano vai pa­gar mais um eu­ro por noi­te. A Câ­ma­ra de Lis­boa vai au­men­tar a ta­xa mu­ni­ci­pal tu­rís­ti­ca em 2019, de um pa­ra dois eu­ros, adi­an­tou à Lu­sa o ve­re­a­dor do Blo­co de Es­quer­da.

Ma­nu­el Gri­lo, que tem os pe­lou­ros da Edu­ca­ção e dos Di­rei­tos So­ci­ais, adi­an­tou que ha­ve­rá “um au­men­to de 100% da ta­xa tu­rís­ti­ca, que vai pas­sar de um pa­ra dois eu­ros por noi­te”, já a par­tir de 1 de Ja­nei­ro. E que es­ta re­cei­ta de­ve­rá ser ca­na­li­za­da pa­ra re­for­çar a lim­pe­za ur­ba­na e os trans­por­tes nas zo­nas com mai­or pres­são do tu­ris­mo.

Na se­ma­na pas­sa­da, o ve­re­a­dor dis­se ao PÚ­BLI­CO que acre­di­ta­va que a du­pli­ca­ção da ta­xa tu­rís­ti­ca te­ria de es­tar já ins­cri­ta no or­ça­men­to pa­ra 2019. “Is­to é al­go pe­lo qual nos ba­te­re­mos. É es­sen­ci­al pa­ra fa­zer fa­ce à de­gra­da­ção da lim­pe­za ur­ba­na e tam­bém dos trans­por­tes”, no­tou.

Pa­ra o blo­quis­ta, pas­sar a ta­xa pa­ra dois eu­ros por dor­mi­da es­tá “em li- nha” com o que acon­te­ce nou­tras ca­pi­tais eu­ro­pei­as. Dis­se ain­da que não o “es­can­da­li­za­ria” que o au­men­to da ta­xa fos­se su­pe­ri­or à du­pli­ca­ção.

Em 2017, o pri­mei­ro ano em que a co­bran­ça foi fei­ta por to­dos os ope­ra­do­res, a au­tar­quia ar­re­ca­dou 18,5 mi­lhões de eu­ros.

A ta­xa mu­ni­ci­pal tu­rís­ti­ca foi apro­va­da em 2014, mas só co­me­çou a ser co­bra­da em Ja­nei­ro de 2016 so­bre as dor­mi­das de tu­ris­tas na­ci­o­nais (in­cluin­do lis­bo­e­tas) e es­tran­gei­ros nas uni­da­des ho­te­lei­ras ou de alo­ja­men­to lo­cal. Se­ria co­bra­do um eu­ro por noi­te até um má­xi­mo de se­te eu­ros, em que as cri­an­ças até aos 13 anos não pa­gam, as­sim co­mo quem per­noi­ta na ci­da­de pa­ra ob­ter tra­ta­men­to mé­di­co. Ou­tra das me­di­das que cons­tam no acor­do que o BE fir­mou com o PS pa­ra a go­ver­na­ção da ci­da­de pre­vê o re­e­qui­pa­men­to de to­das as es­co­las do 1.º ci­clo até ao ano lec­ti­vo de 2018/2019. Ao PÚ­BLI­CO o ve­re­a­dor Ma­nu­el Gri­lo re­ve­lou, na se­ma­na pas­sa­da, que a ta­xa de exe­cu­ção das obras es­tá, nes­te mo­men­to, nos 35%. “É uma ta­xa bai­xa ao ní­vel de exe­cu­ção de obra e es­se é um dos pro­ble­mas”, re­co­nhe­ceu, ad­mi­tin­do que es­te atra­so se de­ve, em par­te, aos pro­ce­di­men­tos ad­mi­nis­tra­ti­vos que as em­prei­ta­das exi­gem.

De acor­do com o ve­re­a­dor, fo­ram con­cluí­das as obras na Es­co­la Bá­si­ca Sam­paio Gar­ri­do, em Ar­roi­os, e o Jar­dim-de-In­fân­cia Ale­xan­dre Ro­dri­gues Fer­rei­ra, na Aju­da. Nes­te mo­men­to, es­tão em obra 15 es­co­las. Em Ju­lho, a au­tar­quia pe­diu ao LNEC um es­tu­do “exaus­ti­vo” pa­ra afe­rir o es­ta­do de con­ser­va­ção das 93 es­co­las bá­si­cas.

Uma das prin­ci­pais ca­rên­ci­as na ca­pi­tal é ain­da a ofer­ta pú­bli­ca de cre­ches e in­fan­tá­ri­os, re­co­nhe­ceu o ve­re­a­dor. “Lis­boa tem uma ta­xa de co­ber­tu­ra da edu­ca­ção pré-es­co­lar pú­bli­ca mui­to bai­xa”, que ron­da­rá ho­je en­tre os “20% e os 30%”, dis­se Ma­nu­el Gri­lo. O ob­jec­ti­vo da au­tar­quia é che­gar aos 50%.

No pro­gra­ma do go­ver­no da ci­da­de, o ob­jec­ti­vo tra­ça­do é con­se­guir mil no­vas va­gas em cre­ches du­ran­te o man­da­to. Uma me­ta que o blo­quis­ta con­si­de­ra “mo­des­ta”, afir­man­do que es­se nú­me­ro de­ve­rá ser atin­gi­do até ao fi­nal do pró­xi­mo ano. “Pen­sa­mos no fi­nal do pró­xi­mo ano re­a­va­li­ar e equa­ci­o­na­mos es­ta­be­le­cer um ob­jec­ti­vo mais am­bi­ci­o­so do que as mil no­vas va­gas [que se­ri­am pa­ra o man­da­to]”, dis­se.

Se­gun­do adi­an­tou, es­tão já a ser iden­ti­fi­ca­das “sa­las de­vo­lu­tas”, que te­nham ca­pa­ci­da­de pa­ra abrir co­mo sa­las de edu­ca­ção pré-es­co­lar nas es­co­las do pri­mei­ro ci­clo na ci­da­de. cris­ti­a­na.mo­rei­ra@pu­bli­co.pt

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.