Sán­chez vai­a­do e in­sul­ta­do no des­fi­le do Dia da His­pa­ni­da­de

Lí­der do Go­ver­no en­fren­tou pri­mei­ra ma­ni­fes­ta­ção ex­pres­si­va de in­sa­tis­fa­ção po­pu­lar do seu man­da­to du­ran­te as ce­le­bra­ções do dia na­ci­o­nal de Es­pa­nha. Em Ma­drid hou­ve quem pe­dis­se elei­ções

Edição Público Lisboa - - MUNDO - Es­pa­nha An­tó­nio Sa­rai­va Li­ma

Qua­tro me­ses vol­vi­dos do der­ru­be do Go­ver­no de Ma­ri­a­no Ra­joy, atra­vés de uma mo­ção de cen­su­ra no Par­la­men­to es­pa­nhol li­de­ra­da pe­lo PSOE, e nu­ma al­tu­ra em que ne­go­ceia o es­pi­nho­so Or­ça­men­to do Es­ta­do pa­ra 2019, Pe­dro Sán­chez co­me­ça a ver a sua le­gi­ti­mi­da­de co­lo­ca­da em cau­sa nas ru­as. Nas ce­le­bra­ções de on­tem, em Ma­drid, do Dia da His­pa­ni­da­de — o seu pri­mei­ro des­de que as­su­miu o car­go de pre­si­den­te do exe­cu­ti­vo —, o di­ri­gen­te so­ci­a­lis­ta foi as­so­bi­a­do e in­sul­ta­do por mi­lha­res de pes­so­as que se jun­ta­ram pa­ra as­sis­tir ao des­fi­le mi­li­tar. E en­tre as vai­as e as pro­vo­ca­ções, es­cu­ta­ram-se pe­di­dos de con­vo­ca­ção de no­vas elei­ções.

Os pro­tes­tos co­me­ça­ram mal o lí­der do Go­ver­no saiu do car­ro e pro­lon­ga­ram-se du­ran­te o tra­jec­to que per­cor­reu en­tre o Pa­seo de la Cas­tel­la­na e a Pla­za de Li­ma. Os ma­ni­fes­tan­tes gri­ta­ram “fo­ra”, acu­sa­ram-no de ser um “ocu­pa” e exi­gi­ram “elei­ções já”.

O tom das crí­ti­cas vol­tou a su­bir quan­do Sán­chez se jun­tou aos res­tan­tes mem­bros do exe­cu­ti­vo na tri­bu­na mon­ta­da pa­ra as­sis­tir ao even­to e atin­giu o seu au­ge quan­do to­dos os ele­men­tos do Go­ver­no aban­do­na­ram o ce­ná­rio de­pois de ter­mi­na­do o des­fi­le.

Du­ran­te to­do es­se tem­po o so­ci­a­lis­ta man­te­ve-se im­pá­vi­do e se­re­no. No fi­nal, em con­ver­sa in­for­mal com os jor­na­lis­tas, des­va­lo­ri­zou os pro­tes­tos e re­cor­dou ou­tros pre­si­den­tes so­ci­a­lis­tas igual­men­te cri­ti­ca­dos du­ran­te as co­me­mo­ra­ções da fes­ta na­ci­o­nal es­pa­nho­la: “Não se­rei me­nos do que [Fe­li­pe] Gon­zá­lez e [ Jo­sé Luis] Za­pa­te­ro.”

Os apu­pos di­ri­gi­dos ao pre­si­den­te do Go­ver­no con­tras­ta­ram com a re­cep­ção ca­lo­ro­sa a Fe­li­pe VI e ao res­to da fa­mí­lia re­al, por aque­les que en­fren­ta­ram a chu­va pa­ra as- sis­tir ao vi­vo às ce­le­bra­ções do dia 12 de Ou­tu­bro.

En­tre os con­vi­da­dos pa­ra o des­fi­le en­con­tra­vam-se Pa­blo Ca­sa­do e Al­bert Ri­ve­ra, lí­de­res do Par­ti­do Po­pu­lar e do Ci­da­dãos, res­pec­ti­va­men­te. O di­ri­gen­te po­pu­lar tam­bém co­men­tou com os jor­na­lis­tas os in­sul­tos a Pe­dro Sán­chez, as­se­gu­ran­do não ter fi­ca­do con­ten­te com os mes­mos, mas mos­tran­do com­pre­en­são com a in­sa­tis­fa­ção po­pu­lar. “Não é agra­dá­vel que se vai­em as ins­ti­tui­ções. [Mas] por ou­tro la­do, as pes­so­as es­tão mui­to zan­ga­das”, afir­mou Ca­sa­do, ci­ta­do pe­la agên­cia Efe.

Os au­sen­tes

Re­cor­de-se que pa­ra der­ru­bar Ra­joy e che­gar ao po­der, o PSOE con­tou com o apoio iné­di­to de par­ti­dos his­to­ri­ca­men­te ad­ver­sá­ri­os dos so­ci­a­lis­tas, co­mo o Po­de­mos, os in­de­pen­den­tis­tas ca­ta­lães ou os na­ci­o­na­lis­tas bas­cos. É ago­ra com es­tes par­ti­dos, mo­vi­dos por pro­gra­mas e ide­o­lo­gi­as di­ver­gen­tes do Go­ver­no, que Sán­chez pro­cu­ra che­gar a acor­do pa­ra a apro­va­ção do Or­ça­men­to pa­ra o pró­xi­mo ano no Con­gres­so dos De­pu­ta­dos.

Os prin­ci­pais au­sen­tes das ce­le­bra­ções do Dia da His­pa­ni­da­de fo­ram Pa­blo Igle­si­as, do Po­de­mos, e os pre­si­den­tes dos go­ver­nos au­to­nó­mi­cos da Ca­ta­lu­nha, País Bas­co, Na­var­ra e Ba­le­a­res. Quim Tor­ra, Iñi­go Ur­kul­lu e Uxue Bar­kos re­jei­ta­ram o con­vi­te, ao pas­so que Fran­ci­na Ar­men­gol foi obri­ga­da a per­ma­ne­cer em Mai­or­ca, a acom­pa­nhar de per­to as mis­sões de sal­va­men­to das au­to­ri­da­des lo­cais às chei­as da pas­sa­da ter­ça-fei­ra.

O des­fi­le des­te ano con­tou com a par­ti­ci­pa­ção de 4 mil sol­da­dos e 152 veí­cu­los mi­li­ta­res. De­pois da pa­ra­da, a fa­mí­lia re­al re­ce­beu di­ri­gen­tes e re­pre­sen­tan­tes dos vá­ri­os sec­to­res do Es­ta­do es­pa­nhol no Pa­lá­cio Re­al. an­to­nio.li­ma@pu­bli­co.pt

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.