CDS in­sis­te em Tan­cos e nas pre­o­cu­pa­ções com as fa­mí­li­as

As­sun­ção Cris­tas pro­cu­ra ca­da vez mais mar­car di­fe­ren­ças em re­la­ção ao PSD, que vi­ve um mo­men­to de con­vul­são in­ter­na. Cen­tris­tas já têm pro­pos­tas al­ter­na­ti­vas pa­ra o Or­ça­men­to do Es­ta­do

Edição Público Lisboa - - POLÍTICA - Dis­pu­ta à di­rei­ta So­fia Ro­dri­gues

As­sun­ção Cris­tas es­tá a tra­çar uma li­nha de se­pa­ra­ção do PSD que pre­ten­de tor­nar ca­da vez mais ní­ti­da: Tan­cos e o Or­ça­men­to são os exem­plos mais re­cen­tes des­sa fron­tei­ra. Ho­je, no en­cer­ra­men­to da Es­co­la de Qua­dros do CDS, em Pe­ni­che, a lí­der do par­ti­do de­ve­rá in­sis­tir na men­sa­gem de um par­ti­do al­ter­na­ti­vo pa­ra quem não qu­er vo­tar no PS e mos­trar que tem uma pre­o­cu­pa­ção com os en­car­gos das fa­mí­li­as.

O ca­so de Tan­cos foi uma opor­tu­ni­da­de apro­vei­ta­da pe­lo CDS pa­ra ten­tar to­mar a di­an­tei­ra da opo­si­ção no cen­tro-di­rei­ta. Há me­ses que ti­nha pe­di­do a demissão do mi­nis­tro da De­fe­sa e avan­çou pa­ra uma pro­pos­ta de uma co­mis­são par­la­men­tar de inqué­ri­to ain­da an­tes de o ca­so se tor­nar mais agu­do. As­sun­ção Cris­tas quis mar­car a di­fe­ren­ça fa­ce ao PSD de Rui Rio, que se foi es­cu­san­do a pe­dir a demissão de Azeredo Lo­pes — só foi mais acu­ti­lan­te na vés­pe­ra do anún­cio da saí­da do mi­nis­tro — e não avan­çou pa­ra um inqué­ri­to so­bre o ca­so, ape­sar de, in­ter­na­men­te, es­sa so­lu­ção fos­se de­fen­di­da. O ca­so de Tan­cos, que até ago­ra cor­reu bem pa­ra o CDS, de­ve­rá ser uma das tó­ni­cas do discurso de As­sun­ção Cris­tas ho­je no en­cer­ra­men­to da Es­co­la de Qua­dros, uma ini­ci­a­ti­va da Ju­ven­tu­de Po­pu­lar ( JP), que de­cor­reu em Pe­ni­che.

Mas, em vésperas de apre­sen­ta­ção do Or­ça­men­to do Es­ta­do, a lí­der do CDS de­ve­rá tam­bém vin­car a sua po­si­ção con­tra a pro­pos­ta, ao mes­mo tem­po que se afir­ma co­mo al­ter­na­ti­va ao PSD. Aliás, o dis­tan­ci­a­men­to fa­ce a Rui Rio fi­cou mar­ca­do on­tem, quan­do a lí­der do CDS dis­se ao jor­nal Sol que o lí­der so­ci­al-de­mo­cra­ta se reu­niu “pri­mei­ro com An­tó­nio Cos­ta” e que “achou mais im­por­tan­te do que se reu­nir com o CDS”. “Foi uma es­co­lha que fez e de al­gu­ma for­ma es­sa op­ção dei­xou uma mar­ca”, dis­se na en­tre­vis­ta.

As­sun­ção Cris­tas tem de­fen­di­do que ca­da par­ti­do tem de tra­ba­lhar por si pró­prio e nes­sa li­nha a lí­der do CDS faz es­ta se­ma­na uma ron­da pe­los par­cei­ros so­ci­ais na mes­ma al­tu- ra em que é apre­sen­ta­da a pro­pos­ta de Or­ça­men­to do Es­ta­do pa­ra 2019. Em con­tras­te com Rui Rio, que ain­da não de­fi­niu o vo­to e nem se alon­gou na apre­ci­a­ção de me­di­das em negociações, a lí­der do CDS já tem vin­do a anun­ci­ar pro­pos­tas de al­te­ra­ção ao OE. Ao que o PÚ­BLI­CO apu­rou, há já mais três me­di­das que o CDS qu­er pôr em ci­ma da me­sa: re­to­mar a pro­pos­ta de re­gi­me sim­pli­fi­ca­do pa­ra os tra­ba­lha­do­res in­de­pen­den­tes, per­mi­tir a de­du­ção à co­lec­ta no IRS de des­pe­sas com ser­vi­ços de en­fer­ma­gem e au­xi­li­a­res pe­las fa­mí­li­as com ido­sos a car­go e a isen­ção de TSU pa­ra os em­pre­ga­do­res que con­tra­tem tra­ba­lha­do­res na subs­ti­tui­ção dos que go­zam li­cen­ça pa­ren­tal.

No ca­so dos tra­ba­lha­do­res in­de­pen­den­tes tra­ta-se de eli­mi­nar as al­te­ra­ções ao re­gi­me de tri­bu­ta­ção que Go­ver­no apli­cou no OE de 2018 e que o CDS con­si­de­ra pre­ju­di­ci­al. Re­la­ti­va­men­te à de­du­ção das des­pe­sas re­la­ci­o­na­das com as­cen­den­tes a car­go, o CDS in­sis­te na me­di­da que já foi chum­ba­da mas que pre­ten­de dar um “si­nal de jus­ti­ça fis­cal”, tal co­mo a eli­mi­na­ção da so­bre­ta­xa do ISP, que tem si­do uma ba­ta­lha dos cen­tris­tas. Nes­te ca­so, o CDS tam­bém se de­mar­cou do PSD, que es­ta­va con­tra a al­te­ra­ção da lei por a con­si­de­rar in­cons­ti­tu­ci­o­nal. Na ca­be­ça de mui­tos cen­tris­tas pai­ra a ideia ver­ba­li­za­da pe­lo lí­der da JP, Fran­cis­co Ro­dri­gues dos Santos: é que a “de­ri­va po­lí­ti­ca” do PSD po­de tor­nar o CDS “no al­ber­gue dos des­con­ten­tes”. sro­dri­gues@pu­bli­co.pt

NU­NO FERREIRA SANTOS

As­sun­ção Cris­tas en­cer­ra ho­je o en­con­tro de qua­dros do CDS em Pe­ni­che

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.