Hon­ras pa­ra o Pre­si­den­te de An­go­la

Edição Público Lisboa - - DESTAQUE - M.J.L.

OBE con­cor­dou, tal co­mo os res­tan­tes par­ti­dos, com a re­a­li­za­ção de uma ses­são ex­tra­or­di­ná­ria de bo­as-vin­das ao Pre­si­den­te de An­go­la, João Lou­ren­ço, no Par­la­men­to, dia 22. Os blo­quis­tas, que sem­pre fo­ram crí­ti­cos da si­tu­a­ção po­lí­ti­ca na­que­le país, pa­re­cem dar ago­ra o be­ne­fí­cio da dú­vi­da ao Pre­si­den­te an­go­la­no.

Res­sal­van­do que se tra­tou de uma de­ci­são do pre­si­den­te da As­sem­bleia da Re­pú­bli­ca (AR), Fer­ro Ro­dri­gues, o lí­der da ban­ca­da par­la­men­tar do BE, Pe­dro Fi­li­pe Soares, ad­mi­te, no en­tan­to, ao PÚ­BLI­CO que a con­cor­dân­cia do BE se ex­pli­ca pe­las al­te­ra­ções ocor­ri­das em An­go­la, de­pois de João Lou­ren­ço ter che­ga­do à Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca, lu­gar an­tes ocu­pa­do por Jo­sé Edu­ar­do dos San­tos.

“Vá­ri­os dos ac­ti­vis­tas es­tão ago­ra a di­zer que a si­tu­a­ção em An­go­la es­tá di­fe­ren­te. Nós não so­mos in­sen­sí­veis à pers­pec­ti­va des­sas vo­zes que, não dei­xan­do de ser crí­ti­cas, re­co­nhe­cem que há coi­sas a mu­dar. A re­a­li­da­de é di­nâ­mi­ca, es­ta­mos a re­flec­tir so­bre es­sas mu­dan­ças.”

A ses­são — que de­ve­rá ter dois dis­cur­sos, o de João Lou­ren­ço e o de Fer­ro Ro­dri­gues — in­se­re-se na vi­si­ta que o Pre­si­den­te an­go­la­no re­a­li­za a Por­tu­gal, en­tre 22 e 24 de No­vem­bro e que de­ve­rá in­cluir tam­bém, en­tre ou­tros mo­men­tos, uma ce­ri­mó­nia no Mos­tei­ro dos Je­ró­ni­mos.

No iní­cio de Se­tem­bro, o jor­na­lis­ta an­go­la­no Ra­fa­el Mar­ques, que che­gou a ser de­ti­do pe­lo re­gi­me de Jo­sé Edu­ar­do dos San­tos, es­te­ve na ren­trée po­lí­ti­ca do BE, no Fó­rum So­ci­a­lis­mo 2018, e, à mar­gem da ses­são, ci­ta­do pe­la Lu­sa, su­bli­nhou ser im­por­tan­te que “o po­der não se­ja trans­fe­ri­do pa­ra um só ho­mem”, avi­san­do que no “mo­men­to em que o Pre­si­den­te João Lou­ren­ço se tor­na tam­bém pre­si­den­te do MPLA te­rá pre­ci­sa­men­te a ten­ta­ção do po­der ab­so­lu­to”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.