No­ve mor­tos no in­cên­dio que mais des­truiu na Ca­li­fór­nia

“Foi mesmo o pi­or ce­ná­rio pos­sí­vel”, diz xe­ri­fe da lo­ca­li­da­de no Nor­te do es­ta­do. Ou­tros dois fo­gos la­vram a sul

Edição Público Lisboa - - MUNDO - EUA

Um enor­me in­cên­dio na ci­da­de de Pa­ra­di­se, no Nor­te da Ca­li­fór­nia, dei­xou pe­lo me­nos no­ve mor­tos, cer­ca de 6700 edi­fí­ci­os des­truí­dos, e uma lo­ca­li­da­de-fan­tas­ma e ar­ra­sa­da. É o in­cên­dio que mais des­trui­ção pro­vo­cou des­de que há re­gis­tos, e con­ti­nu­a­va por con­tro­lar, as­sim co­mo ou­tros dois in­cên­di­os, a cer­ca de 500 qui­ló­me­tros, no con­da­do de Los An­ge­les, que le­vou a or­dens de des­lo­ca­ção de 250 mil pes­so­as.

“Este foi mesmo o pi­or ce­ná­rio pos­sí­vel. Foi o acon­te­ci­men­to que te­mía­mos há mui­to tem­po”, dis­se o xe­ri­fe do con­da­do de But­te, Kory Ho­nea, nu­ma con­fe­rên­cia de im­pren­sa. “É uma pe­na que nem to­da a gen­te te­nha con­se­gui­do es­ca­par”, co­men­tou. Se­te das pes­so­as fo­ram en­con­tra­das car­bo­ni­za­das den­tro dos seus car­ros, uma pró­xi­ma da sua vi­a­tu­ra e uma outra no in­te­ri­or de uma ha­bi­ta­ção.

O fo­go de Pa­ra­di­se, que tem 26 mil ha­bi­tan­tes, já dei­xou uma área ar­di­da de mais de 40 mil hec­ta­res, se­gun­do a agên­cia Reu­ters. Dei­xou a mai­o­ria das ha­bi­ta­ções da ci­da­de des­truí­das e cer­ca de me­ta­de das lo­jas, dis­se o pre­si­den­te da câ­ma­ra à emis­so­ra nor­te-ame­ri­ca­na CNN.

A des­cri­ção da es­ta­ção de te­le- vi­são CBS é es­ma­ga­do­ra: “Não há um úni­co ha­bi­tan­te de Pa­ra­di­se à vis­ta em lado ne­nhum na ci­da­de, de­pois de a mai­o­ria ter dei­xa­do a co­mu­ni­da­de do Nor­te da Ca­li­fór­nia, que po­de­rá ter fi­ca­do per­di­da pa­ra sempre. A mai­o­ria dos edi­fí­ci­os es­tá em ruí­nas. Bair­ros in­tei­ros fo­ram ar­ra­sa­dos. A zo­na de ne­gó­ci­os es­tá des­truí­da.”

A da­da al­tu­ra, os bom­bei­ros pa­ra­ram o com­ba­te às cha­mas e fo­ca­ram­se uni­ca­men­te em aju­dar pes­so­as. Re­to­ma­ram en­tre­tan­to as ten­ta­ti­vas de con­tro­lar os fo­gos, mas as pre­vi­sões mil hec­ta­res era a área ar­di­da no in­cên­dio no Nor­te da Ca­li­fór­nia. A da­da al­tu­ra, cres­cia o equi­va­len­te ao ta­ma­nho de um cam­po de fu­te­bol por se­gun­do eram de ven­to intenso e pou­ca hu­mi­da­de, o que po­de le­var a que os in­cên­di­os au­men­tem e se es­pa­lhem ain­da mais. Não cho­ve no es­ta­do há mais de um mês, e a ve­ge­ta­ção se­ca ape­nas tem fa­ci­li­ta­do a ex­pan­são dos fo­gos, diz a CNN.

O Pre­si­den­te Do­nald Trump cul­pou a ges­tão da flo­res­ta, que é “mui­to má”, pe­los in­cên­di­os. “Não há ra­zão pa­ra es­tes in­cên­di­os enor­mes, mor­tí­fe­ros, e ca­ros na Ca­li­fór­nia”, dis­se no Twit­ter. “To­dos os anos são da­dos mi­lha­res de mi­lhões de dó­la­res”, as­si­na­lou, ame­a­çan­do: “Re­sol­vam is­so já, ou não re­ce­bem mais ver­bas fe­de­rais!”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.