Câ­ma­ra diz que re­qua­li­fi­ca­ção da Ma­ta da Al­ber­ga­ria exi­ge 800 mil eu­ros

Pre­si­den­te de Ter­ras do Bou­ro afir­mou que só o re­or­de­na­men­to do bos­que pre­ci­sa de uma ver­ba su­pe­ri­or aos 430 mil eu­ros

Edição Público Porto - - LOCAL - Ti­a­go Men­des Di­as

Pin­tal­ga­da por car­va­lhos e cas­ca­tas ao lon­go dos seus 5000 hec­ta­res, a Ma­ta da Al­ber­ga­ria en­vol­ve a es­tra­da que li­ga a cas­ca­ta de Le­on­te à Por­te­la do Ho­mem, mes­mo na fron­tei­ra en­tre o Ge­rês e o Xu­rés, e ain­da um tro­ço da Via XVIII, a gei­ra ro­ma­na que li­ga­va Braga e As­tor­ga, ain­da ho­je re­ple­ta de mar­cos mi­liá­ri­os des­sa era. Es­se bos­que é tam­bém o al­vo de uma das in­ter­ven­ções pre­vis­tas no pro­jec­to-pi­lo­to pa­ra o Par­que Na­ci­o­nal da Pe­ne­da-Ge­rês (PNPG), apro­va­do a 15 de De­zem­bro de 2016, pe­lo Con­se­lho de Mi­nis­tros, e apre­sen­ta­do a 30 de Ju­nho de 2017, nas Por­tas do Me­zio, em Ar­cos de Val­de­vez. Mas o in­ves­ti­men­to pre­vis­to po­de­rá não ser su­fi­ci­en­te, avi­sa au­tar­ca.

Com uma es­ti­ma­ti­va or­ça­men­tal de 8,4 mi­lhões de eu­ros pa­ra to­do o pro­jec­to, a re­so­lu­ção do Con­se­lho de Mi­nis­tros atri­bui ao re­or­de­na­men­to da Ma­ta Na­ci­o­nal da Al­ber­ga­ria uma ver­ba de 430.000 eu­ros, re­par­ti­da por três anos — 200.000 eu­ros no pri­mei­ro ano, 120.000 no se­gun­do e 110.000 no ter­cei­ro. Mas, na sequên­cia da apre­sen­ta­ção do pro­jec­to-pi­lo­to de­cor­ri­da em Ter­ras de Bou­ro, na ter­ça-fei­ra, o pre­si­den­te da Câ­ma­ra de Ter­ras de Bou­ro afir­mou que a in­ter­ven­ção re­quer 782.000 eu­ros pa­ra as du­as fa­ses de exe­cu­ção.

O au­tar­ca dis­se ao PÚ­BLI­CO que a pri­mei­ra fa­se da obra, cen­tra­da na re­qua­li­fi­ca­ção da es­tra­da en­tre Le­on­te e a Por­te­la do Ho­mem, cus­ta 502.000 eu­ros. Já a se­gun­da, des­ti­na­da à mar­ca­ção da via, ao me­lho­ra­men­to e à co­lo­ca­ção de si­na­li­za­ção, à im­ple­men­ta­ção de um sis­te­ma de es­co­a­men­to de águas e à cri­a­ção de bol­sas pa­ra es­ta­ci­o­na­men­to, che­ga aos 280.000 eu­ros, com a câ­ma­ra a dis­po­ni­bi­li­zar-se pa­ra co­brir 50% des­se cus­to.

O pro­jec­to con­tem­pla tais in­ter­ven­ções de for­ma a pro­mo­ver o uso de trans­por­tes al­ter­na­ti­vos e a “frui­ção do es­pa­ço na­tu­ral” e o “or­de­na­men­to da vi­si­ta­ção ma­ci­ça sa­zo­nal”. Ma­nu­el Ti­bo as­su­miu que um dos ob­jec­ti­vos do pro­jec­to pa­ra a Ma­ta, Re­ser­va Bi­o­ge­né­ti­ca do Con­se­lho da Eu­ro­pa, é fa­zer com que os tu­ris­tas cir­cu­lem mais a pé, ape­sar de se­rem per­mi­ti­das vi­a­tu­ras na es­tra­da. O Ins­ti­tu­to de Con­ser­va­ção da Na­tu­re­za e Flo­res­tas (ICNF) tam­bém es­tá en­vol­vi­do no pro­jec­to, e o di­rec­tor pa­ra as flo­res­tas do Nor­te, Ar­man­do Lou­rei­ro, con­cor­dou que o re­or­de­na­men­to vi­sa so­bre­tu­do “re­gu­lar o flu­xo de tu­ris­tas” que vi­si­tam a ma­ta.

A câ­ma­ra e o ICNF aguar­dam, nes­te mo­men­to, a as­si­na­tu­ra do pro­to­co­lo tri­par­ti­do com o Fun­do Am­bi­en­tal — um dos prin­ci­pais fi­nan­ci­a­do­res do pro­jec­to-pi­lo­to pa­ra o PNPG, a par dos fun­dos co­mu­ni­tá­ri­os do POSEUR — pa­ra avan­ça­rem com a obra. Ma­nu­el Ti­bo quer ini­ciá-la ain­da em 2018, pa­ra a con­cluir an­tes do Ve­rão, já com as du­as fa­ses in­cluí­das. “Qu­e­re­mos lan­çar a obra a con­cur­so ain­da nes­te ano e até ini­ciá-la em 2018. A re­qua­li­fi­ca­ção tem um pra­zo de exe­cu­ção en­tre 90 e 120 di­as. Se de­cor­rer den­tro dos pra­zos que qu­e­re­mos, es­tá con­cluí­da an­tes do Ve­rão”, dis­se.

A obra na Ma­ta da Al­ber­ga­ria in­te­gra um pro­jec­to, anun­ci­a­do em Agos­to de 2016, com qua­tro ob­jec­ti­vos ge­rais: a res­tau­ra­ção de áre­as flo­res­tais afec­ta­das por in­cên­di­os, que se­jam re­le­van­tes a ní­vel de con­ser­va­ção, o or­de­na­men­to flo­res­tal de áre­as com ha­bi­tats na­tu­rais pri­o­ri­tá­ri­os, a pro­mo­ção do de­sen­vol­vi­men­to so­ci­o­e­co­nó­mi­co e de opor­tu­ni­da­des de ne­gó­cio na re­gião e o en­vol­vi­men­to da po­pu­la­ção e dos agen­tes lo­cais na con­cre­ti­za­ção das in­ter­ven­ções.

A Ma­ta da Al­ber­ga­ria é Re­ser­va Bi­o­ge­né­ti­ca eu­ro­peia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.