Cons­ti­tu­ci­o­na­lis­mo ca­ta­lão mo­bi­li­za-se em Bar­ce­lo­na

Edição Público Porto - - MUNDO - An­tó­nio Sa­rai­va Li­ma

ODia da His­pa­ni­da­de foi tam­bém co­me­mo­ra­do com pom­pa e cir­cuns­tân­cia em Bar­ce­lo­na, mas por ini­ci­a­ti­va po­pu­lar. Mi­lha­res de pes­so­as saí­ram on­tem à rua com ban­dei­ras de Es­pa­nha, da Ca­ta­lu­nha e da União Eu­ro­peia, e des­fi­la­ram en­tre o Pas­seig de Grà­cia e a Pla­za de Ca­ta­lunya. Nu­ma cla­ra de­mons­tra­ção de for­ça do cons­ti­tu­ci­o­na­lis­mo ca­ta­lão, os ma­ni­fes­tan­tes tra­zi­am en­sai­a­dos slo­gans co­mo “So­mos es­pa­nhóis e so­mos ca­ta­lães”, “Vi­va a Ca­ta­lu­nha, vi­va a Es­pa­nha”, “A Ca­ta­lu­nha é de to­dos” e “Puig­de­mont pa­ra a pri­são”, gri­tan­do ain­da em apoio à mo­nar­quia es­pa­nho­la e a Fe­li­pe VI — que na quin­ta-fei­ra foi cen­su­ra­do pe­lo par­la­men­to ca­ta­lão, que apro­vou uma re­so­lu­ção de con­de­na­ção da pos­tu­ra as­su­mi­da pe­lo mo­nar­ca de­pois do re­fe­ren­do se­ces­si­o­nis­ta do dia 1 de Ou­tu­bro do ano pas­sa­do.

Se­gun­do a Gu­ar­dia Ur­ba­na, mar­cha­ram pe­la ca­pi­tal da Ca­ta­lu­nha 65 mil pes­so­as. Os or­ga­ni­za­do­res da ma­ni­fes­ta­ção ga­ran­tem, no en­tan­to, que o nú­me­ro de par­ti­ci­pan­tes su­pe­rou os 300 mil. Ci­fras dis­tin­tas que não im­pe­dem,

po­rém, o jor­nal La Van­guar­dia de as­se­gu­rar que a edi­ção des­te ano das ce­le­bra­ções do Dia Na­ci­o­nal de Es­pa­nha foi a mais con­cor­ri­da em Bar­ce­lo­na. Inés Ar­ri­ma­das, lí­der dos Ci­da­dãos na Ca­ta­lu­nha, e Xa­vi­er Gar­cía Al­bi­ol, do PP, fo­ram al­guns dos po­lí­ti­cos uni­o­nis­tas que se jun­ta­ram às mar­chas do Dia da His­pa­ni­da­de.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.