Ale­ma­nha per­de na noi­te em que Löw se tor­nou re­cor­dis­ta

Téc­ni­co che­gou aos 168 jo­gos co­mo se­lec­ci­o­na­dor, mas ale­mães per­de­ram na Ho­lan­da. Gibraltar ob­te­ve pri­mei­ra vi­tó­ria ofi­ci­al

Edição Público Porto - - DESPORTO - Ti­a­go Pi­men­tel

Foi uma noi­te his­tó­ri­ca na Li­ga das Na­ções, a mais re­cen­te pro­va de selecções da UEFA, em que as equi­pas po­dem su­bir e des­cer de es­ca­lão. Não só na Li­ga A, on­de com­pe­tem as equi­pas mais bem po­si­ci­o­na­das no ran­king, mas tam­bém na Li­ga D, que in­te­gra as selecções me­nos co­ta­das da Eu­ro­pa.

No úni­co jo­go dis­pu­ta­do na Li­ga A, foi noi­te de fes­ta em Ames­ter­dão. A se­lec­ção ho­lan­de­sa ho­me­na­ge­ou Ra­fa­el van der Va­art e Dirk Kuyt com um re­sul­ta­do his­tó­ri­co: 5806 di­as de­pois do úl­ti­mo triun­fo so­bre a Ale­ma­nha, a Ho­lan­da impôs-se por 3-0. E o re­sul­ta­do até pe­ca por es­cas­so. Vir­gil van Dijk inau­gu­rou o marcador aos 30’, após um pri­mei­ro ca­be­ce­a­men­to de Ba­bel que acer­tou na tra­ve da ba­li­za ale­mã. Os ho­lan­de­ses ame­a­ça­ram o 2-0 pou­co de­pois, va­len­do o cor­te de Gin­ter pe­ran­te a ame­a­ça de Ba­bel.

Na se­gun­da par­te a Ale­ma­nha me­lho­rou e as­su­miu o con­tro­lo do jo­go, mas a Ho­lan­da foi mui­to mais efi­caz. Aos 76’ De­pay te­ve uma ex­ce­len­te oca­sião pa­ra am­pli­ar a van­ta­gem, mas per­mi­tiu a de­fe­sa a Neu­er. Po­rém, não des­per­di­çou mais tar­de, após bom pas­se de Pro­mes, e fez o 2-0. Já no pe­río­do de com­pen­sa­ção o fu­te­bo­lis­ta do Lyon ain­da acer­ta­ria na tra­ve da ba­li­za ale­mã. Mas ain­da ha­ve­ria tem­po pa­ra Wij­nal­dum con­fir­mar o ter­cei­ro go­lo ho­lan­dês.

Uma for­ma mui­to amar­ga de Jo­a­chim Löw as­si­na­lar o 168.º jo­go no co­man­do da Manns­chaft, tor­nan­do­se o re­cor­dis­ta de par­ti­das en­quan­to se­lec­ci­o­na­dor, após su­pe­rar as 167 de Sepp Her­ber­ger.

Tam­bém hou­ve his­tó­ria na Li­ga D: pe­la pri­mei­ra vez des­de que é re­co­nhe­ci­da pe­los or­ga­nis­mos in­ter­na­ci­o­nais, a se­lec­ção de Gibraltar ven­ceu um jo­go com­pe­ti­ti­vo. E foi tam­bém o pri­mei­ro triun­fo fo­ra de por­tas pa­ra a equi­pa gi­bral­ta­ri­na, que se impôs em Ie­re­van, à Ar­mé­nia, gra­ças a um go­lo so­li­tá­rio de Jo­seph Chipolina.

Foi o ter­cei­ro triun­fo da his­tó­ria de Gibraltar, mas o pri­mei­ro num en­con­tro a va­ler pon­tos. Após ven­cer jo­gos particulares con­tra Mal­ta (em Ju­nho de 2014) e Le­tó­nia (em Mar­ço des­te ano), am­bos na con­di­ção de vi­si­ta­do, Gibraltar es­tre­ou­se a ven­cer em par­ti­das ofi­ci­ais. Na ter­cei­ra jornada do Gru­po 4 da Li­ga D da Li­ga das Na­ções, os gi­bral­ta­ri­nos co­lo­ca­ram um pon­to fi­nal a uma sé­rie ne­ga­ti­va: to­dos os 22 jo­gos com­pe­ti­ti­vos que ti­nham dis­pu­ta­do ha­vi­am ter­mi­na­do em der­ro­ta.

Fren­te a uma Ar­mé­nia que tem co­mo prin­ci­pal es­tre­la Mkhi­taryan, fu­te­bo­lis­ta que ac­tu­al­men­te re­pre­sen­ta o Ar­se­nal, mas já pas­sou pe­lo Man­ches­ter Uni­ted e Bo­rus­sia Dort­mund (Gha­zaryan, do Des­por­ti­vo de Cha­ves, tam­bém foi ti­tu­lar), Gibraltar não se dei­xou in­ti­mi­dar e, após uma pri­mei­ra par­te sem go­los, adi­an­tou-se no marcador aos cin­co mi­nu­tos do se­gun­do tem­po. Mkoyan fez fal­ta so­bre Lee Cas­ci­a­ro e, no pe­nál­ti cor­res­pon­den­te, Jo­seph Chipolina mar­cou um go­lo que vi­ria a re­ve­lar-se his­tó­ri­co.

Foi pre­ci­so so­frer, mas a equi­pa co­man­da­da pe­lo uru­guaio Ju­lio Ri­bas re­sis­tiu a tu­do. As es­ta­tís­ti­cas ofi­ci­ais da UEFA dei­xam à vis­ta a pres­são fei­ta pe­la Ar­mé­nia: 23 re­ma­tes (dos qu­ais no­ve en­qua­dra­dos com a ba­li­za), 72% de pos­se de bo­la e um to­tal de 548 pas­ses com­ple­ta­dos (con­tra 89 dos gi­bral­ta­ri­nos). Mas Kyle Goldwin foi gi­gan­te na ba­li­za e con­tri­buiu pa­ra se­gu­rar o pri­mei­ro triun­fo em jo­gos ofi­ci­ais da his­tó­ria des­ta se­lec­ção, ce­le­bra­do pe­los jo­ga­do­res de Gibraltar, abra­ça­dos no rel­va­do, al­guns de­les em lá­gri­mas.

ti­a­go.pi­men­tel@pu­bli­co.pt

SASCHA STEINBACH/EPA

A Ho­lan­da ocu­pa o se­gun­do lu­gar no Gru­po 1 da Li­ga A, a um pon­to da Fran­ça, que li­de­ra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.