Edição Público Lisboa

Es­tra­té­gia con­tra a po­bre­za pe­di­da por Mar­ce­lo avan­ça até fi­nal do ano

Go­ver­no cria co­mis­são pa­ra ela­bo­rar es­tra­té­gia na­ci­o­nal, a entregar até 15 de De­zem­bro

- Po­bre­za Twitter · António Costa · Solidarity

O Go­ver­no cri­ou uma co­mis­são de co­or­de­na­ção pa­ra ela­bo­rar, até 15 de De­zem­bro, a es­tra­té­gia na­ci­o­nal de com­ba­te à po­bre­za pa­ra “mi­ti­gar as de­si­gual­da­des” en­tre os ci­da­dãos, foi on­tem anun­ci­a­do. No Twit­ter, o pri­mei­ro-mi­nis­tro deu con­ta da pro­pos­ta, re­fe­rin­do que “com­ba­ter a pan­de­mia, pro­te­ger as pes­so­as e apoi­ar a eco­no­mia e o em­pre­go são as pri­o­ri­da­des do Go­ver­no e que mui­to con­tri­bu­em pa­ra a er­ra­di­ca­ção da po­bre­za”.

“A Es­tra­té­gia Na­ci­o­nal de Com­ba­te à Po­bre­za que es­ta­mos a im­ple­men­tar es­tá ali­nha­da com es­tes de­sa­fi­os, olhan­do pa­ra os pro­ble­mas cri­a­dos pe­la pan­de­mia, mas tam­bém pa­ra aque­les que te­re­mos no fu­tu­ro, pois er­ra­di­car a po­bre­za é um tra­ba­lho cons­tan­te”, es­cre­veu ain­da An­tó­nio Cos­ta.

A co­mis­são em cau­sa é cons­ti­tuí­da por “fi­gu­ras com tra­ba­lho re­co­nhe­ci­do nes­ta área”, no­me­a­da­men­te, Ed­mun­do Mar­ti­nho (co­or­de­na­dor), Amé­lia Bas­tos, Car­los Fa­ri­nha Ro­dri­gues, Fer­nan­da Ro­dri­gues, Rui Mar­ques, Ru­te Guer­ra e Ana Ri­ta Gon­çal­ves. O di­plo­ma que ofi­ci­a­li­za es­te gru­po se­rá pu­bli­ca­do es­ta semana.

Adi­ci­o­nal­men­te, vai ser pro­mo­vi­da uma au­di­ção de en­ti­da­des co­mo a Re­de Eu­ro­peia An­ti­po­bre­za, a Cá­ri­tas Por­tu­gue­sa, a Con­fe­de­ra­ção das Ins­ti­tui­ções Sociais ou a União das Mi­se­ri­cór­di­as Por­tu­gue­sas, en­tre ou­tras.

Em co­mu­ni­ca­do, o Mi­nis­té­rio do Tra­ba­lho, So­li­da­ri­e­da­de e Se­gu­ran­ça So­ci­al re­fe­re que a es­tra­té­gia, anun­ci­a­da na da­ta em que se ce­le­brou o Dia In­ter­na­ci­o­nal pa­ra a Er­ra­di­ca­ção da Po­bre­za, vi­sa “mi­ti­gar as de­si­gual­da­des e ga­ran­tir con­di­ções de vi­da dig­nas pa­ra to­dos os ci­da­dãos”. PÚ­BLI­CO/Lu­sa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal