Edição Público Lisboa

Joe Bi­den ga­nha na ba­ta­lha das au­di­ên­ci­as te­le­vi­si­vas

- An­tó­nio Ro­dri­gues an­to­nio.ro­dri­gues@pu­bli­co.pt US Elections · Elections · US Politics · Politics · Joe Biden · United States of America · Democratic Party (United States) · Republican Party (United States) · Donald Trump · Mary J. Blige · White House · Portugal · Hollywood

O an­ti­go vi­ce-pre­si­den­te dos EUA e can­di­da­to do Par­ti­do De­mo­cra­ta à pre­si­dên­cia le­vou a me­lhor ao che­fe de Es­ta­do e can­di­da­to à re­e­lei­ção pe­lo Par­ti­do Re­pu­bli­ca­no na lu­ta de au­di­ên­ci­as de quinta-feira. A en­tre­vis­ta de Joe Bi­den na ABC su­pe­rou a de Do­nald Trump na NBC por 1,6 mi­lhões de es­pec­ta­do­res, se­gun­do os da­dos da Ni­el­sen so­bre a au­di­ên­cia mé­dia dos dois pro­gra­mas.

Am­bos os can­di­da­tos op­ta­ram por um for­ma­to de town hall, res­pon­den­do a per­gun­tas de elei­to­res com aju­da de um mo­de­ra­dor. A ses­são do Pre­si­den­te al­can­çou em mé­dia 13,5 mi­lhões de es­pec­ta­do­res ao lon­go dos 60 mi­nu­tos que du­rou. O ex-vi­ce-pre­si­den­te con­se­guiu uma au­di­ên­cia mé­dia de 15,1 mi­lhões de pes­so­as.

Du­ran­te a ho­ra em que as duas en­tre­vis­tas con­cor­re­ram mi­nu­to a mi­nu­to, Bi­den su­pe­rou Trump por 800 mil es­pec­ta­do­res, 14,3 mi­lhões de es­pec­ta­do­res con­tra os re­fe­ri­dos 13,5 mi­lhões. E nos 30 mi­nu­tos fi­nais, em que fi­cou so­zi­nho, de­pois de ter­mi­na­da a en­tre­vis­ta do can­di­da­to re­pu­bli­ca­no, Bi­den che­gou a 16,7 mi­lhões de es­pec­ta­do­res.

As en­tre­vis­tas subs­ti­tuí­ram o debate en­tre os dois can­di­da­tos à Ca­sa Bran­ca que es­ta­va pro­gra­ma­do pa­ra quinta-feira à noi­te, mas que foi can­ce­la­do por Do­nald Trump ter fi­ca­do do­en­te com co­vid-19.

A NBC foi mui­to cri­ti­ca­da por ter trans­mi­ti­do a sua en­tre­vis­ta àque­la ho­ra de­pois de a ABC ter di­vul­ga­do a sua en­tre­vis­ta a Bi­den e a ho­ra a que iria trans­mi­ti-la, im­pe­din­do que os elei­to­res pu­des­sem ou­vir os dois can­di­da­tos e ti­ves­sem que op­tar por um, for­çan­do uma guer­ra de au­di­ên­ci­as que não aju­dou a es­cla­re­cer os nor­te-ame­ri­ca­nos que de­se­jas­sem as­sis­tir às duas.

O can­di­da­to do Par­ti­do Re­pu­bli­ca­no, res­pon­sá­vel pe­lo “du­e­lo” te­le­vi­si­vo, de­pois de a sua cam­pa­nha ter con­tac­ta­do a NBC pa­ra re­a­li­zar a en­tre­vis­ta à mes­ma ho­ra — os re­pu­bli­ca­nos te­rão mes­mo su­ge­ri­do que fos­se fei­ta no mes­mo for­ma­to —, aca­bou por ver a jo­ga­da vol­tar-se con­tra si.

Do­nald Trump, ve­te­ra­no da te­le­vi­são, ha­bi­tu­a­do a li­dar com as câ­ma­ras, aca­bou por per­der a guer­ra das au­di­ên­ci­as, al­go em que se van­glo­ria de ser rei, pa­ra um po­lí­ti­co que gos­ta de con­si­de­rar co­mo so­po­rí­fe­ro, ve­lho e sem ca­ris­ma.

As en­tre­vis­tas não fo­ram trans­mi­ti­das à mes­ma ho­ra em to­do o país. Em Los An­ge­les, por exem­plo, en­quan­to a ABC pas­sa­va a en­tre­vis­ta às 17h00, ho­ra do Pa­cí­fi­co (1h00 do dia se­guin­te em Por­tu­gal con­ti­nen­tal), a NBC pre­fe­riu trans­mi­tir a gra­va­ção do debate de Trump às 20h00 (4h00 em Por­tu­gal con­ti­nen­tal).

Os nú­me­ros re­gis­ta­dos pe­la Ni­el­sen re­fe­rem-se ape­nas às pes­so­as que as­sis­ti­ram ao pro­gra­ma pe­la te­le­vi­são, não se re­fe­rin­do às pes­so­as que vi­ram as en­tre­vis­tas atra­vés das pla­ta­for­mas di­gi­tais, que nos Es­ta­dos Uni­dos es­tão a ser ca­da vez mais usa­das.

As au­di­ên­ci­as com­bi­na­das das duas en­tre­vis­tas fi­ca­ram mui­to aquém da quan­ti­da­de de es­pec­ta­do­res que viu o pri­mei­ro debate en­tre os dois can­di­da­tos. No dia 29 de Se­tem­bro, Trump e Bi­den ti­ve­ram 73,1 mi­lhões de pes­so­as a as­sis­tir em 16 redes te­le­vi­si­vas dis­tin­tas. Um se­gun­do debate es­tá agen­da­do pa­ra a pró­xi­ma quin­ta­fei­ra, dia 22.

Dia 21, o can­di­da­to do Par­ti­do Re­pu­bli­ca­no te­rá ou­tra en­tre­vis­ta em for­ma­to town hall, que se­rá trans­mi­ti­do pe­las te­le­vi­sões do gru­po Sin­clair (294 es­ta­ções). Se­gun­do o Hollywo­od Re­por­ter, a en­tre­vis­ta se­rá mo­de­ra­da pe­lo an­ti­go jor­na­lis­ta da Fox News Eric Bol­ling. com Reu­ters

 ??  ?? Du­ran­te a ho­ra em que as duas en­tre­vis­tas com­pe­ti­ram por au­di­ên­ci­as, Bi­den te­ve mais 800 mil es­pec­ta­do­res
Du­ran­te a ho­ra em que as duas en­tre­vis­tas com­pe­ti­ram por au­di­ên­ci­as, Bi­den te­ve mais 800 mil es­pec­ta­do­res

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal