Edição Público Lisboa

João Al­mei­da ga­nha tem­po a to­dos na Vol­ta a Itá­lia

Ho­je, nu­ma eta­pa de mon­ta­nha, ha­ve­rá um dia cru­ci­al pa­ra o fu­tu­ro de João Al­mei­da e Rú­ben Gu­er­rei­ro no Giro

- Ci­clis­mo Di­o­go Car­do­so Oli­vei­ra di­o­go.oli­vei­ra@pu­bli­co.pt Italy · Bilbao · Este

No dia 3 de Ou­tu­bro, na eta­pa 1 da Vol­ta a Itá­lia, João Al­mei­da fez mais do que lhe era pe­di­do e, no con­tra-re­ló­gio, ga­nhou tem­po a to­dos os can­di­da­tos ao triun­fo no Giro — na al­tu­ra, Al­mei­da ain­da não era um de­les. On­tem, na eta­pa 14, o por­tu­guês vol­tou a co­lo­car na es­tra­da os pre­di­ca­dos que lhe são re­co­nhe­ci­dos na ar­te de bem pe­da­lar con­tra o re­ló­gio. Fu­gl­sang, Ni­ba­li, Kel­der­man, Poz­zo­vi­vo, Bil­bao, Kon­rad ou Maj­ka são can­di­da­tos ao triun­fo na Vol­ta a Itá­lia e to­dos, sem ex­cep­ção, per­de­ram tem­po pa­ra Al­mei­da.

Os 40 se­gun­dos de van­ta­gem com que Al­mei­da par­tiu pa­ra es­ta eta­pa são, ago­ra, 56 se­gun­dos, de­pois do sex­to lu­gar no con­tra-re­ló­gio.

Su­fi­ci­en­tes pa­ra que o por­tu­guês se­gu­re a li­de­ran­ça nas eta­pas bru­tal­men­te du­ras que aí vêm? É di­fí­cil de di­zer. Mas 56 se­gun­dos são, pa­ra já, um bom pon­to de par­ti­da pe­ran­te Wil­co Kel­der­man, se­gun­do clas­si­fif ca­do.

Mas a gran­de no­tí­cia do dia, pa­ra Al­mei­da, é mes­mo o atra­so dos res­tan­tes can­di­da­tos: Bil­bao já es­tá a 2m11s do lí­der da cor­ri­da, Ni­ba­li a 2m30s, Maj­ka e Poz­zo­vi­vo a 2m33s e Fu­gl­sang a 4m08s.

On­tem, João Al­mei­da foi o úl­ti­mo a par­tir pa­ra a es­tra­da, hon­ra que ca­be sem­pre ao lí­der da cor­ri­da, e fez 34 qui­ló­me­tros em 44m10s. Me­lhor do que Al­mei­da só cin­co ci­clis­tas. Um de­les, Fi­lip­po Gan­na, mos­trou que não tem quem lhe fa­ça fren­te quan­do se fa­la de con­tra-re­ló­gio. O ita­li­a­no, cam­peão do mun­do da es­pe­ci­a­li­da­de, ven­ceu a ter­cei­ra eta­pa nes­te Giro, de­pois dos triun­fos nas eta­pas 1 e 5.

Pa­ra a ti­ra­da de ho­je não há mui­tos ce­ná­ri­os pos­sí­veis: es­tá agen­da­da lu­ta pe­la vi­tó­ria no Giro. A ti­ra­da traz um per­cur­so bru­tal, com três mon­ta­nhas de segunda ca­te­go­ria e uma che­ga­da em al­to, de pri­mei­ra, que che­ga a ter qua­se 12% de in­cli­na­ção.

Es­te se­rá, por­tan­to, um dia cru­ci­al no fu­tu­ro de João Al­mei­da no Giro — o por­tu­guês se­rá ata­ca­do por to­dos os la­dos —, mas tam­bém pa­ra Rú­ben Gu­er­rei­ro: o lí­der da mon­ta­nha te­rá a ca­mi­so­la azul em tes­te.

 ?? LUCA ZENNARO/EPA ?? João Al­mei­da em ac­ção du­ran­te o con­tra-re­ló­gio de on­tem do Giro
LUCA ZENNARO/EPA João Al­mei­da em ac­ção du­ran­te o con­tra-re­ló­gio de on­tem do Giro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal