Im­pac­tos e me­di­das de mi­ti­ga­ção

Jornal de Negócios - - EMPRESAS -

Além das al­te­ra­ções na praia da São Tor­pes, o es­tu­do de im­pac­te am­bi­en­te (EIA) as­si­na­la co­mo as­pec­tos ne­ga­ti­vos as po­ten­ci­ais afec­ta­ções dos sis­te­mas eco­ló­gi­cos e in­ter­fe­rên­ci­as na pai­sa­gem. PAI­SA­GEM

O EIA iden­ti­fi­ca im­pac­tos vi­su­ais na pai­sa­gem ne­ga­ti­vos e muito sig­ni­fi­ca­ti­vos, além da al­te­ra­ção da mor­fo­lo­gia do ter­re­no e da li­nha de cos­ta. En­tre as me­di­das de mi­ti­ga­ção re­co­men­da a se­lec­ção de pór­ti­cos com as me­no­res di­men­sões e ro­bus­tez vi­su­al pos­sí­vel, as­sim co­mo a ela­bo­ra­ção de um pro­jec­to de re­cu­pe­ra­ção de áre­as de­gra­da­das da or­la cos­tei­ra a sul de Si­nes. Re­la­ti­va­men­te ao pa­tri­mó­nio, re­co­men­da que ha­ja acom­pa­nha­men­to ar­que­o­ló­gi­co du­ran­te a fa­se de des­ma­ta­ção e ter­ra­pla­na­gem.

QUA­LI­DA­DE DO AR

A qua­li­da­de do ar se­rá tam­bém afec­ta­da de for­ma ne­ga­ti­va, diz o do­cu­men­to que, en­tre ou­tras me­di­das, re­co­men­da que sem­pre que pos­sí­vel se pro­mo­va o trans­por­te de mer­ca­do­ri­as por fer­ro­via.

SIS­TE­MAS ECO­LÓ­GI­COS

O EIA sa­li­en­ta ain­da im­pac­tos na fa­se de ex­plo­ra­ção do ter­mi­nal re­la­ci­o­na­dos com a po­lui­ção dos ha­bi­tats ma­ri­nhos e com a dis­per­são de es­pé­ci­es não in­dí­ge­nas. Ecos­sis­te­mas que con­si­de­ra que de­vem ser mo­ni­to­ri­za­dos.

CONS­TRU­ÇÃO SÍS­MI­CA

Nos ris­cos ge­o­ló­gi­cos, sa­li­en­ta que a zo­na em que o pro­jec­to se in­se­re apre­sen­ta sus­cep­ti­bi­li­da­de de even­tos sís­mi­cos, re­co­men­dan­do as­sim o cum­pri­men­to da le­gis­la­ção que ga­ran­te a se­gu­ran­ça na cons­tru­ção em zo­nas sís­mi­cas.

MÃO-DE-OBRA LO­CAL

Se o im­pac­to so­cio-eco­nó­mi­co do pro­jec­to é o mais re­le­va­do pe­lo es­tu­do, ain­da as­sim é re­co­men­da­do que na fa­se de cons­tru­ção se re­cor­ra sem­pre que pos­sí­vel a mão-de­o­bra lo­cal, e que se ad­qui­ra pro­du­tos e ser­vi­ços jun­to de em­pre­sas de Si­nes e no Alen­te­jo Li­to­ral.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.