EM SA­GRES, DE OLHOS NO CÉU

VI­LA DO BIS­PO Sa­gres vol­ta a re­ce­ber um dos mai­o­res even­tos de tu­ris­mo da na­tu­re­za re­a­li­za­do em Por­tu­gal, o Fes­ti­val de Ob­ser­va­ção de Aves e Ati­vi­da­des de Na­tu­re­za. De­cor­re en­tre 4 e 8 de ou­tu­bro.

Jornal de Notícias - JN + Evasões - - SUMÁRIO - TEX­TO DE MI­GUEL JUDAS FOTOGRAFIA DR www.birdwat­ching­sa­gres.com

Es­tá aí à por­ta mais uma edi­ção do Fes­ti­val de Ob­ser­va­ção de Aves de Sa­gres.

No ex­tre­mo su­do­es­te de Por­tu­gal, a pe­nín­su­la de Sa­gres é um dos lo­cais de elei­ção pa­ra a ob­ser­va­ção de aves, em es­pe­ci­al no fi­nal do ve­rão e iní­cio do ou­to­no. É nes­ta área, em ple­no co­ra­ção do Par­que Na­tu­ral da Cos­ta Vi­cen­ti­na, que por es­ta al­tu­ra do ano se con­cen­tram inú­me­ras es­pé­ci­es, per­mi­tin­do ob­ser­var as su­as mi­gra­ções de lar­ga es­ca­la em di­re­ção ao Sul.

As ra­zões des­te fe­nó­me­no têm que ver com a sin­gu­lar ge­o­gra­fia da zo­na, com os vales cos­tei­ros a en­ca­mi­nhar as aves até es­te pon­to, on­de se jun­tam an­tes de se­gui­rem vi­a­gem. Ra­zões mais do que su­fi­ci­en­tes pa­ra a vi­la re­ce­ber uma no­va edi­ção do Fes­ti­val de Ob­ser­va­ção de Aves e Ati­vi­da­des de Na­tu­re­za, even­to pro­mo­vi­do des­de 2010 pe­la Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Vi­la do Bis­po, a So­ci­e­da­de Por­tu­gue­sa pa­ra o Es­tu­do das Aves e a As­so­ci­a­ção Al­mar­gem. Nes­te ano, o mai­or even­to de ob­ser­va­ção de aves do país tem pre­vis­tas mais de 200 ati­vi­da­des, du­ran­te os cin­co di­as do fes­ti­val. Além das ha­bi­tu­ais pro­pos­tas re­la­ci­o­na­das com a or­ni­to­lo­gia, co­mo as saí­das pa­ra ob­ser­va­ção de aves em ter­ra e no mar ou as ses­sões de ani­lha­gem e de mo­ni­to­ri­za­ção, ha­ve­rá ain­da mi­ni­cur­sos te­má­ti­cos, pa­les­tras, ate­li­ês de edu­ca­ção am­bi­en­tal, con­cer­tos e mui­tas ou­tras ati­vi­da­des que pre­ten­dem dar a co­nhe­cer to­da a ri­que­za pai­sa­gís­ti­ca da re­gião, atra­vés de ca­mi­nha­das te­má­ti­cas ou vi­si­tas gui­a­das pe­lo pa­tri­mó­nio de Sa­gres.

Al­gu­mas das ati­vi­da­des são gra­tui­tas e ou­tras têm des­con­tos pa­ra os par­ti­ci­pan­tes, que tam­bém po­dem usu­fruir de pre­ços es­pe­ci­ais nos alo­ja­men­tos e nos res­tau­ran­tes par­cei­ros do fes­ti­val, tam­bém ele res­pon­sá­vel por uma ou­tra mi­gra­ção, as das pes­so­as que por es­tes di­as en­chem a vi­la de Sa­gres.

É pos­sí­vel mar­car vá­ri­as ati­vi­da­des atra­vés do si­te do even­to: birdwat­ching sa­gres.com. In­clu­si­ve pa­ra os mais no­vos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.