A ALE­GRIA DO VIN­TA­GE

De­pois de três anos na sua lo­ja ori­gi­nal, a Mão Esquerda mu­dou-se pa­ra a Rua da Ale­gria, per­to do es­pa­ço an­te­ri­or, nos Po­vei­ros. A lo­ja de rou­pa vin­ta­ge mantém aqui­lo que lhe deu fa­ma: as pe­ças usa­das vin­das da Ásia. TEX­TO DE ANA LUÍ­SA SAN­TOS

Jornal de Notícias - JN + Evasões - - COMPRAR - FOTOGRAFIA DE MA­RIA JOÃO GALA/GI

Os ves­ti­dos vin­ta­ge ja­po­ne­ses da Mão Esquerda dão ago­ra cor à Rua da Ale­gria, nas mon­tras re­don­das de uma pe­que­na lo­ja de es­qui­na. O pro­je­to de Lí­gia Sousa e Carolina Men­don­ça nas­ceu e cres­ceu na re­ca­ta­da Rua de San­to An­dré, em 2014, mas am­bas sus­pi­ra­vam com a lo­ja do edi­fí­cio da dé­ca­da de 1960, da Rua da Ale­gria, que aco­lheu em tem­pos uma lo­ja de lin­ge­rie.

De­pois de al­guns me­ses em obras e uma re­mo­de­la­ção com a as­si­na­tu­ra do ar­qui­te­to Gon­ça­lo Gui­ma­rães, mu­da­ram de ca­sa. Mas o con­cei­to da Mão Esquerda man­te­ve-se: rou­pa e aces­só­ri­os vin­ta­ge em se­gun­da mão, com in­ci­dên­cia nas dé­ca­das de 1950 a 1990, pro­ve­ni­en­tes de paí­ses co­mo o Ja­pão, Ale­ma­nha e Fran­ça.

As pe­ças são cui­da­do­sa­men­te es­co­lhi­das pe­las pro­pri­e­tá­ri­as, que em­bar­cam em vi­a­gens pa­ra tra­zer o me­lhor que en­con­tram nas fei­ras que vi­si­tam pe­lo mun­do. Em ex­po­si­ção en­con­tram-se qui­mo­nos, ves­ti­dos, blu­sas, sai­as, cal­ças, cal­ça­do e mui­tos aces­só­ri­os, co­mo brin­cos, co­la­res e car­tei­ras. A rou­pa de ho­mem re­pre­sen­ta qua­se me­ta­de das pe­ças ex­pos­tas, das quais se des­ta­cam os ca­sa­cos, as ca­mi­sas e as cal­ças.

Gra­ças ao óti­mo es­ta­do de con­ser­va­ção das pe­ças e ao fac­to de qua­se to­das se­rem úni­cas, a Mão Esquerda sem­pre te­ve mui­tos cli­en­tes, prin­ci­pal­men­te es­tran­gei­ros. Des­de que a lo­ja es­tá na no­va lo­ca­li­za­ção, Carolina co­men­ta, or­gu­lho­sa, que ago­ra en­tram mais por­tu­gue­ses e, mui­tos de­les, pe­la pri­mei­ra vez.

MÃO ESQUERDA - SECOND'S

HAND FIRST. Rua da Ale­gria, 5 (Bai­xa). Tel.: 222080046. Web: fa­ce­bo­ok.com/vin­ta­ge­se­condhand­first. Das 13h30 às 20h00. En­cer­ra ao do­min­go.

www.eva­so­es.pt

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.