MAR E TER­RA À ME­SA

Jornal de Notícias - JN + Evasões - - MATÉRIA-PRIMA -

GA­ROU­PA Te­mos mui­tas ve­zes re­ceio de le­var pa­ra ca­sa pei­xes que no mer­ca­do pa­re­cem es­tar a sor­rir-nos, por de­pois não lhes sa­ber­mos dar a vol­ta na co­zi­nha. A chef Jus­ta No­bre, do À Jus­ta, par­ti­lha uma re­cei­ta que não só nos faz per­der o me­do co­mo jun­ta o que a ter­ra dá pa­ra um pra­to que faz bri­lhar. TEX­TO DE FER­NAN­DO MELO FOTOGRAFIAS DE JOR­GE SI­MÃO

Uma ga­rou­pa po­de ser mui­to gran­de, há his­tó­ri­as de pes­ca­ri­as pro­ta­go­ni­za­das por pei­xes gi­gan­tes que de­glu­tem ou­tros mais pe­que­nos sem he­si­tar se­quer. Es­ses ani­mais pos­san­tes me­dram nas nos­sas águas fri­as e cons­tro­em o sa­bor e a tex­tu­ra que tan­to apre­ci­a­mos na gre­lha ou no for­no. A chef Jus­ta No­bre, do À Jus­ta, na Aju­da, tra­ba­lha de for­ma ex­ce­len­te a ga­rou­pa, é dos seus pei­xes fa­vo­ri­tos. O à-von­ta­de com que li­da com ela foi ao lon­go dos anos per­mi­tin­do a cri­a­ção de re­cei­tas que pu­xam tam­bém pe­lo pro­du­to da hor­ta.

A fei­jo­ca é uma le­gu­mi­no­sa a que a raiz trans­mon­ta­na a ha­bi­tu­ou des­de pe­que­na e li­ga bem com pra­ti­ca­men­te tu­do. Li­gei­ra­men­te mais do­ce do que o fei­jão bran­co, em­pres­ta com­ple­xi­da­de aos cal­dos de fun­do por­tu­guês, ao mes­mo tem­po que se dei­xa im­preg­nar fa­cil­men­te por su­cos e tem­pe­ros de um as­sa­do de car­ne ou pei­xe. Não es­pan­ta por is­so que lhe ocor­res­se ofe­re­cer em car­ta no seu res­tau­ran­te da Cal­ça­da da Aju­da a so­lu­ção mar-ter­ra que o en­con­tro da fei­jo­ca com a ga­rou­pa pro­por­ci­o­na.

Jun­ta-lhe ain­da le­gu­mes mi­ni­a­tu­ra, pa­ra acen­tu­ar ri­que­za e sa­bo­res, man­ten­do a sim­pli­ci­da­de que é sem­pre seu apa­ná­gio. Re­cei­ta pa­ra pra­ti­car e ser­vir a gos­to nas nos­sas ca­sas, fon­te de idei­as de va­ri­a­ções pa­ra a fa­mí­lia. Bo­as ex­pe­ri­ên­ci­as.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.