A CAR­VA­LHEI­RA

Pon­te de Li­ma

Jornal de Notícias - JN + Evasões - - CAPA -

Se há me­sa que va­le uma vi­a­gem mais de­mo­ra­da, é a do res­tau­ran­te A Car­va­lhei­ra, uma re­fe­rên­cia na re­gião há mais de 20 anos. É sí­tio pa­ra se fa­zer uma re­fei­ção sem pres­sas, em fa­mí­lia, ou até a dois, acom­pa­nha­da pe­las re­fe­rên­ci­as de uma gar­ra­fei­ra eclé­ti­ca e ge­ne­ro­sa. O res­tau­ran­te abriu por­tas em 1995, em Ar­co­ze­lo, nos ar­re­do­res de Pon­te de Li­ma, e de­ve o no­me ao car­va­lho que guar­da­va a pe­que­na ca­sa, mas des­de 2014 que es­tá ins­ta­la­do nu­ma quin­ta em For­ne­los, do ou­tro la­do do rio.

Mu­dou de mo­ra­da, mas foi ape­nas is­so. As pa­re­des de pe­dra rús­ti­ca são ou­tras, e a la­rei­ra ou­tro­ra as­sen­te no cen­tro da sa­la es­tá ago­ra à en­tra­da, a acon­che­gar qu­em aqui che­ga em di­as fri­os. A co­mi­da, es­sa, man­tém-se a mes­ma que já ha­bi­tu­ou tan­tos cli­en­tes fiéis aos sa­bo­res da re­gião. «A Car­va­lhei­ra nas­ceu com a co­zi­nha tra­di­ci­o­nal e con­ti­nua, a nos­sa emen­ta é fi­xa e nun­ca mu­dou em 23 anos», ga­ran­te Jo­sé Go­mes, o pro­pri­e­tá­rio. Os pra­tos são do re­cei­tuá­rio da ir­mã, Ma­ria Te­re­sa, que os pre­pa­ra co­mo an­ti­ga­men­te.

É o ca­so do ba­ca­lhau com broa, do per­nil e do ca­bri­to as­sa­dos, ou da lam­preia – quan­do a há – e do ar­roz de sar­ra­bu­lho tí­pi­co des­ta ter­ra, ser­vi­do com ro­jões. A es­pe­ta­da de lu­las e o ro­ba­lo na ca­ça­ro­la com amêi­jo­as são ou­tras al­ter­na­ti­vas à car­ne e que não dei­xam na­da a de­se­jar. A abrir a re­fei­ção, a alhei­ra com le­gu­mes e broa aco­mo­da o estô­ma­go pa­ra a es­co­lha que se se­guir, e o pu­dim aba­de de Pris­cos, o de­li­ci­o­so bo­lo de bo­la­cha ou a pe­ra bor­ra­cho­na ter­mi­nam o mo­men­to na per­fei­ção.

Rua do Ei­do Ve­lho, 73, For­ne­los, Tel.: 258742316 Das 12h30 às 15h00 e das 19h30 às 22h00. En­cer­ra à se­gun­da e ao do­min­go ao jan­tar. Pre­ço mé­dio: 25 eu­ros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.