O PA­PEL DOS ME­DIA

Jornal de Notícias - JN + Noticias Magazine - - COMPOR TAM EN TO -

Edu­car pa­ra os me­dia ca­be aos pais e à es­co­la, mas tam­bém aos pró­pri­os me­dia. «Nes­te mo­men­to, não te­mos em Portugal ne­nhum ser­vi­ço no­ti­ci­o­so pa­ra cri­an­ças, co­mo te­ve a RTP em tem­pos. É uma pe­na que uma es­ta­ção de ser­vi­ço pú­bli­co não apos­te num ser­vi­ço de notícias pa­ra os mais no­vos , que ex­pli­que nu­ma lin­gua­gem aces­sí­vel ao pú­bli­co mais no­vo os acon­te­ci­men­tos da atualidade», de­fen­de a in­ves­ti­ga­do­ra Sa­ra Pe­rei­ra, lem­bran­do que um ser­vi­ço de notícias pa­ra as cri­an­ças po­de­ria tam­bém ser útil pa­ra as es­co­las e pa­ra as fa­mí­li­as con­se­gui­rem equi­li­brar me­lhor o seu pa­pel de me­di­a­do­res.

A in­ves­ti­ga­do­ra Pa­trí­cia Sil­vei­ra con­cor­da, lem­bran­do que a Con­ven­ção so­bre os Di­rei­tos da Criança le­gi­ti­ma que os mais pe­que­nos de­vem ter aces­so a in­for­ma­ção ade­qua­da que os aju­de a apren­der so­bre o mun­do. «E es­sa le­gi­ti­ma­ção pas­sa tam­bém pe­la res­pon­sa­bi­li­za­ção das em­pre­sas me­diá­ti­cas e jor­na­lís­ti­cas e pe­la obri­ga­to­ri­e­da­de que têm de pro­por­ci­o­nar for­mas pa­ra que as no­vas ge­ra­ções se in­for­mem so­bre o mun­do glo­bal e o lo­cal. Afi­nal de con­tas elas tam­bém são, ou de­ve­ri­am ser, pú­bli­cos das notícias. Os mais jo­vens são per­ma­nen­te­men­te acu­sa­dos de apa­tia e de­sin­te­res­se, mas is­so re­sul­ta tam­bém do fac­to de as notícias se­rem fei­tas à me­di­da dos adul­tos», diz.

Em Portugal, de mo­men­to, o úni­co pro­je­to nes­te gé­ne­ro é a Vi­são Jú­ni­or, uma re­vis­ta men­sal de in­for­ma­ção di­ri­gi­da a cri­an­ças e jo­vens en­tre os 6 e os 14 anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.