A OPOR­TU­NI­DA­DE DE VESTIRES A BATA DE CIENTISTA

Jornal de Notícias - JN + Noticias Magazine - - Avenida -

As por­tas do mis­te­ri­o­so e fas­ci­nan­te mun­do dos in­ves­ti­ga­do­res, aque­les se­res que an­dam à vol­ta de coi­sas e ob­je­tos es­tra­nhos, abrem-se pa­ra es­prei­ta­res e ex­pe­ri­men­ta­res as ma­ra­vi­lhas da ci­ên­cia. E per­ce­be­res ma­té­ri­as mais com­ple­xas que fa­zem o co­nhe­ci­men­to avan­çar. A Noi­te Eu­ro­peia dos In­ves­ti­ga­do­res – Sci­en­ce Wars che­ga ao Por­to a 28, 29 e 30 des­te mês. É uma ini­ci­a­ti­va es­pe­ci­al por vá­ri­os mo­ti­vos. É pro­mo­vi­da pe­la Co­mis­são Eu­ro­peia há 13 anos e acon­te­ce, em si­mul­tâ­neo, em mais de 30 paí­ses e 300 ci­da­des da Eu­ro­pa. Ce­le­brar a ci­ên­cia é o gran­de ob­je­ti­vo. Pre­pa­ra­dos? Há mui­to por on­de es­co­lher.

A 28 de se­tem­bro, no Pa­lá­cio das Ar­tes, no Por­to, das cin­co da tar­de às 11 da noi­te, há bas­tan­te pa­ra ex­pe­ri­men­tar. No fim de se­ma­na de 29 e 30 de se­tem­bro, a Noi­te Eu­ro­peia dos In­ves­ti­ga­do­res mu­da-se pa­ra o Par­que de Ser­ral­ves, tam­bém no Por­to, com ati­vi­da­des das 10 às 19 ho­ras. Man­gas ar­re­ga­ça­das, por­que há mui­to pa­ra fa­zer.

Po­des cons­truir ob­je­tos vo­a­do­res que an­dam pe­lo es­pa­ço, co­mo fo­gue­tões e pla­na­do­res. Po­des ma­no­brar um robô de si­li­co­ne, cons­truir sa­bres de luz, ma­ni­pu­lar vo­zes com sin­te­ti­za­do­res, si­mu­lar cra­te­ras e co­me­tas ge­la­dos. Tam­bém se­rá pos­sí­vel per­ce­be­res co­mo se ali­men­tam os veí­cu­los atra­vés de pai­néis fo­to­vol­tai­cos e cé­lu­las de com- bus­tí­vel a hi­dro­gé­nio, ou en­tão cons­truí­res pe­que­nos iglus com ge­lo se­co. Te­rás ain­da a opor­tu­ni­da­de de cri­ar cock­tails atra­vés de emul­si­fi­ca­ções e ge­li­fi­ca­ções, cons­truir uma mão bió­ni­ca e fa­zer ex­pe­ri­ên­ci­as com la­ser. Ha­ve­rá ain­da uma di­ver­ti­da e emo­ci­o­nan­te ba­ta­lha in­ter­ga­lác­ti­ca em prol de um fu­tu­ro mais sus­ten­tá­vel – e com a aju­da da ci­ên­cia, na­tu­ral­men­te.

Ci­ên­cia e di­ver­são são, aliás, os con­di­men­tos des­te pro­gra­ma re­che­a­do de ex­pe­ri­ên­ci­as, workshops, con­cur­sos, con­fe­rên­ci­as, es­pe­tá­cu­los, ani­ma­ções. As áre­as da saú­de, da ali­men­ta­ção, da ener­gia, do am­bi­en­te e das no­vas tec­no­lo­gi­as es­ta­rão des­ta­que, e ca­da uma de­las se­rá apre­sen­ta­da co­mo se se tra­tas­se de um pla­ne­ta. Ha­ve­rá tam­bém uma li­ga­ção com a sa­ga “Star Wars” e o uni­ver­so ga­lác­ti­co. E por úl­ti­mo, e não me­nos im­por­tan­te, te­rás a opor­tu­ni­da­de de in­te­ra­gir e co­nhe­cer in­ves­ti­ga­do­res de di­fe­ren­tes áre­as ci­en­tí­fi­cas e sen­ti­res o que é ser in­ves­ti­ga­dor por um, dois ou três di­as. Fal­ta pou­co e, por­me­nor im­por­tan­te, as ati­vi­da­des são gra­tui­tas. SA­RA DI­AS OLI­VEI­RA

Noi­te Eu­ro­peia dos In­ves­ti­ga­do­res – Sci­en­ce Wars Sex­ta-fei­ra, 28 — do­min­go, 30 Pa­lá­cio das Ar­tes e Par­que de Ser­ral­ves, Por­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.