Jornal de Notícias

Cotovelada de Slimani sem castigo

Adeptos descontent­es invadem centro de estágio das águias

- Luís Mota desporto@jn.pt

Avião especial leva Benfica ao Cazaquistã­o

A cotovelada de Islam Slimani, avançado do Sporting, a Andreas Samaris, médio do Benfica, já perto do intervalo do dérbi de anteontem, referente à quarta eliminatór­ia da Taça de Portugal, não merecerá a abertura de processo disciplina­r por parte do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O JN confirmou junto de fonte federativa que os regulament­os das provas não profission­ais, como a Taça, não contemplam processos sumaríssim­os. É que a agressão de Slimani não foi sancionada pelo árbitro Jorge Sousa. Ou seja, não estará no relatório de jogo, até porque, se estivesse, o portuense teria marcado falta e o avançado argelino deveria ser expulso, dado o contexto do lance: cotovelada na nuca do médio grego, sem disputa de bola.

Nos regulament­os da FPF só existe a possibilid­ade de castigar jogadores tendo em conta o que está escrito nos relatórios. Por isso, o goleador leonino escapa a um castigo que poderia ter contornos graves, de acordo com o ponto 3 do artigo 131 do Regulament­o Disciplina­r da FPF. O camisola 9 dos leões poderia enfrentar uma suspensão nunca inferior a um mês e no máximo de três anos, além de uma multa que balançaria de 1020 a 2040 euros.

Liga podia sancionar

Se a agressão tivesse ocorrido num desafio da Liga, a história poderia ser outra. É que a Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga de Clubes tem poder para abrir processos sumaríssim­os, de acordo com o artigo 263 do Regulament­o Disciplina­r para as provas profission­ais, “desde que se demonstre que a equipa de arbitragem não tenha observado e avaliado essa conduta e desde que a sanção aplicável não determine a suspensão da atividade por período superior a um mês”. Por outras palavras, o facto de o lance ter escapado a Jorge Sousa não invalidari­a a possibilid­ade de castigo.

Portanto, Slimani passa por entre os “pingos dos regulament­os” e continuará a jogar. E o Sporting agradece, já que o argelino tem tido um papel prepondera­nte. Realiza o melhor início de temporada desde que chegou a Alvalade. Anteontem, no dérbi com o Benfica, o artilheiro selou a vitória (2-1) com o nono golo de leão ao peito em 2015/16 e ainda faltam duas partidas, frente a Lokomotiv Moscovo e Belenenses, dias 26 e 30, respetivam­ente, para acabar a competição em novembro. Na época passada levava oito golos no mesmo período. E no ano de estreia, em 2013, contava quatro tentos, quando, porém, ainda nem sequer se tinha afirmado como titular indiscutív­el – vivia na sombra de Montero.

Também na seleção da Argélia, “Super Slim” tem estado em alta rotação. Apontou, nos passados dias 14 e 17, quatro golos nas duas mãos da eliminatór­ia com a Tanzânia, referente à qualificaç­ão para o Mundial 2018, na Rússia. Já tinha marcado no particular com a Guiné Conacri, em outubro, elevando a contagem total para 14 tentos.

Regulament­o da FPF para a Taça não contempla sumaríssim­os

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal