Jornal de Notícias

Novo alerta da diocese para assaltos a casas paroquiais

- BEJA TEIXEIRA CORREIA

As casas paroquiais pertencent­es à diocese de Beja estão a ser alvo de uma vaga de assaltos que começou em zonas rurais, no mês de julho, mas já chegou, este mês, ao perímetro urbano.

O último caso foi registado no passado domingo, 7 de agosto, na paróquia do Carmo, tendo a igreja também sido assaltada. Com a ajuda de um pé de cabra, os assaltante­s levaram o dinheiro das esmolas e alguns bens dos sacerdotes.

O bispo de Beja, D. António Vitalino Dantas, está chocado com o desplante dos ladrões que, diz, “já fazem estes serviços em plena luz do dia”. “Levam esmolas, computador­es e em alguns locais onde há festas levam também ouro”, explica, consideran­do que deverá tratarse de pessoas “com muita experiênci­a neste tipo de furtos”.

As autoridade­s acreditam tratarse de um grupo que “estuda bem os alvos” e atua quando os padres “estão ocupados” em outras tarefas. O bispo já alertou os párocos para “não terem valores nas casas”.

Além de Beja, os assaltante­s já atacaram casas paroquiais em Almodôvar, Odemira e Ourique. Segundo apurou o JN, a diocese apresentou queixas na PSP e na GNR, estando as paróquias a contabiliz­ar os prejuízos.

 ??  ?? Paróquia do Carmo foi a última vítima desta vaga de assaltos
Paróquia do Carmo foi a última vítima desta vaga de assaltos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal