Jornal de Notícias

Praça de touros vai abaixo

Espinho Junta quer alienar espaço abandonado em hasta pública, com preço-base de 800 mil euros. Superfície comercial é uma hipótese

- Salomão Rodrigues locais@jn.pt

praça de touros de Espinho vai ser demolida e dar lugar a edifício de comércio, serviços e habitação. A Junta de Freguesia, proprietár­ia do terreno, quer vender os 3300 metros quadrados do terreno em hasta pública.

Há muito que a praça, a sul de Espinho, está desativada e com sinais de degradação avançada. A última corrida de touros realizou-se na década de 80 e nos últimos anos ainda serviu para convívios e outras iniciativa­s pontuais. O abandono ditou, porém, que ali nada possa realizar-se.

A Junta de Espinho decidiu, agora, alienar o terreno em hasta pública que deverá ocorrer dentro de um mês e com um preço-base de licitação a rondar os 800 mil euros.

No lugar da praça e de acordo com a proposta de projeto do arquiteto João Castelo, haverá lugar para comércio, inclusive com armazém, que pode, por exemplo, servir para uma superfície comercial. Terá, ainda, lojas, escritório­s e uma zona de dois pisos destinada a habitação. “A ocupação atual não dignifica a zona sul de Espinho”, afirmou, ao JN, o presidente da Junta de Freguesia, Rui Torres.

O autarca considera que aquele património deve servir “os interesses dos espinhense­s” e que a resolução deste “problema”, que há muito se encontrava pendente, era “um compromiss­o eleitoral assumido com a população”.

Rui Torres diz-se confiante na anuência popular para a solução encontrada para o local que, afirma, “vai valorizar aquela zona e será um marco diferencia­dor na entrada sul da freguesia”. “O que se pretende é obter o máximo rendimento deste património público e com isso beneficiar a própria freguesia”, adiantou.

Outras ideias tinham sido pensadas para ocupar o espaço da praça de touros como a construção de um pavilhão desportivo. Mas, refere o presidente da Junta, “as autarquias estão sem capacidade para se financiare­m e fazer o seu próprio edificado”, explicou.

A verba angariada com a venda tem já alguns destinos traçados. “Vamos poder ajudar as coletivida- des e adotar fisicament­e o edifício da Junta para mais duas décadas de funcioname­nto e tornar o mesmo mais eficiente energetica­mente”, explicou. Também a dívida da Junta de Freguesia, a rondar os 40 mil euros, poderá desta forma ser saldada.

 ??  ?? Praça de touros tem sinais de degradação que impedem realização de eventos
Praça de touros tem sinais de degradação que impedem realização de eventos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal