Evasões

DO CAMPO PARA CASA SA

Há legumes, frutas, rações para animais e material para jardinagem na loja da Cooperativ­a de Produtores Agrícolas do Concelho de Valongo, que inaugurou este mês.

- TEXTO DE ANA LUÍSA SANTOS FOTOGRAFIA GRAFIA DE LEONEL DE CASTRO/GI

Batatas, cenouras, maçãs, chila, alfaces, pimentos e limões s dão cor à montra da primeira loja oja da Cooperativ­a dos Produtos Agrícolas ícolas do Concelho de Valongo, que inaugurou no início do mês, em Ermesinde. O espaço serve sobretudo para os associados da cooperativ­a, que conta já com 41 anos, exporem os legumes e as frutas que produzem no concelho de Valongo, e, por consequênc­ia, dá a conhecer a cooperativ­a, que ainda é desconheci­da de muitos.

Os consumidor­es podem visitar a loja com a garantia que vão encontrar frutas e legumes de Alfena, Campo, Ermesinde, Ermesinde Sobrado e Valongo Valongo, de agricultur­a biológica, semibiológ­ica e convencion­al, com preços muito acessíveis. Há também queijos, vinhos e azeite da Quinta das Arcas, empresa de Sobrado.

Se a vontade for montar uma pequena horta ou jardim, no espaço encontra-se tudo o que é necessário. Pode começar-se por selecionar as sementes. Há-as de aromáticas, de flores – como a couve ornamental, o amor-perfeito, a boa-noite, crisântemo­s, temos cravo-da-índia, cravo da índia alfazema – e de legumes da época, dos quais se destaca a ervilha de quebrar, cebolas, espinafres, penca, couve ou nabos. Depois é só escolher a terra, os adubos, os inseticida­s e herbicidas de venda livre e completar com os acessórios à venda, para criar uma horta em casa. Ou então, ficar-se só pela banca dos verdes.

LOJA DA COOPERATIV­A DOS PRODUTORES AGRÍCOLAS DO CONCELHO DE VALONGO Rua José Joaquim Ribeiro Teles, 175 Tel.: 966788803/ 229730963 Das 08h30 às 19h30. Sábado das 08h30 às 13h30. Encerra ao domingo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal