Jornal de Notícias

Eurodeputa­dos votam presidente

Parlamento Dois principais grupos políticos em disputa após rutura de pacto secreto da rotativida­de

- Alfredo Maia* amaia@jn.pt *COM AGÊNCIAS

Os 751 deputados do Parlamento Europeu (PE) iniciaram a eleição do presidente, vice-presidente­s, gestores e 22 comissões, num processo que faz regressar o confronto aberto pelo cargo principal, rompendo com a aliança entre as duas principais famílias políticas.

Entre os sete candidatos ao lugar a que o social-democrata Martin Schulz não se recandidat­a para disputar a chancelari­a alemã, destacam-se os pretendent­es italianos Antonio Tajani, democrata-cristão do Partido Popular Europeu (PPE), e Gianni Pittella, presidente do grupo Socialista­s e Democratas (S&D).

A pugna pela presidênci­a decidirá o equilíbrio na distribuiç­ão do poder nas três instituiçõ­es europeias – o Parlamento, a Comissão Europeia e o Conselho Europeu – posto em causa pela rutura do pacto, secreto e não escrito, entre socialista­s e populares, que assegurava a rotativida­de entre as duas famílias. Se fosse cumprido, os populares passariam a ocupar as cúpulas das três.

À procura de apoios na votação – que é secreta e poderá chegar ao quarto escrutínio –, Tajani e Pittella prometeram presidênci­as “institucio­nais” que represente­m todos os deputados, mas rejeitam o apoio de extremista­s e eurocético­s. Talvez estes contem nos cálculos do líder da Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa (ALDE), o ex-primeiro-ministro belga Guy Verhodstad­t, mas nas fileiras liberais há críticas à sua tentativa de incorporar os 17 deputados do Movimento 5 Estrelas.

A flamenga Helga Stevens, dos Conservado­res e Reformista­s Europeus (ECR), terceira força, que promete facilitar o uso do catalão no PE, a dirigente italiana da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde (GUE/NGL) Eleonora Forenza, e a ecologista britânica Jean Lambert, do grupo Verde/Aliança Livre Europeia, são candidatas com importânci­a dos apoios na última volta. O candidato apoiado pela Frente Nacional, de Marine Le Pen, é o romeno Laurentiu Rebega.

 ??  ?? Parlamento Europeu escolhe presidente, vice-presidente­s, gestores e comissões até quinta-feira
Parlamento Europeu escolhe presidente, vice-presidente­s, gestores e comissões até quinta-feira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal