A CU­RA DO BA­LÃO

OS SEUS MAUS HÁ­BI­TOS POSTURAIS PO­DEM ES­TAR A MINAR A SUA RE­SIS­TÊN­CIA. CON­TI­NUE A LER E AU­MEN­TE INSTANTANEAMENTE A SUA CA­PA­CI­DA­DE PA­RA IR MAIS LON­GE.

Men's Health (Portugal) - - Este Mês -

Ba­ta os seus re­cor­des no gi­ná­sio com es­ta téc­ni­ca “di­fe­ren­te”.

OO mai­or pe­ri­go no seu lo­cal de tra­ba­lho não é a má­qui­na dos do­ces, mas sim a sua pró­pria ca­dei­ra. Cer­ta­men­te que já ou­viu di­zer que es­tar sen­ta­do é tão mau co­mo fu­mar ou co­mo le­var tra­ba­lho pa­ra ca­sa, au­men­tan­do o stress. O que tal­vez não sai­ba é que es­sa má pos­tu­ra a que já se ha­bi­tu­ou (cos­tas en­cur­va­das, om­bros en­co­lhi­dos e pes­co­ço pa­ra a fren­te) é a prin­ci­pal cau­sa por es­tar a ren­der ca­da vez me­nos nos seus trei­nos.

De acor­do com um ar­ti­go pu­bli­ca­do em Ar­chi­ves of Phy­si­cal Me­di­ci­ne and Reha­bi­li­ta­ti­on, uma má pos­tu­ra re­duz imen­so a ca­pa­ci­da­de pul­mo­nar. Se não an­dar di­rei­to, o seu mo­tor na­tu­ral – de­se­nha­do pa­ra ga­ran­tir aos mús­cu­los to­do o oxi­gé­nio de que ne­ces­si­tam pa­ra as ati­vi­da­des do dia a dia – funciona com ní­veis de ren­di­men­to abai­xo da mé­dia. Po­rém, an­tes de tro­car já a sua ca­dei­ra pa­ra co­me­çar a tra­ba­lhar em pé, re­ve­la­mos al­guns alon­ga­men­tos e exer­cí­ci­os de for­ta­le­ci­men­to ade­qua­dos pa­ra au­men­tar a sua re­sis­tên­cia.

Sente-se bem e to­me no­ta: ain­da que mui­tas pes­so­as acre­di­tem que uma boa pos­tu­ra con­sis­te ape­nas em co­lo­car os om­bros pa­ra trás e man­ter a ca­be­ça er­gui­da, a ver­da­de é que o se­gre­do es­tá em man­ter a cai­xa torácica bai­xa. Po­de en­si­nar o cor­po a res­pi­rar na po­si­ção cor­re­ta com o exer­cí­cio da di­rei­ta. Se o fi­zer qua­tro ve­zes an­tes de ca­da trei­no, re­a­li­nha to­do o trem su­pe­ri­or e aumenta a sua ca­pa­ci­da­de pul­mo­nar e re­sis­tên­cia ae­ró­bia. E tu­do is­to sem per­der uma go­ta de su­or. Ape­nas ne­ces­si­ta de uma pa­re­de, uma bo­la e um ba­lão (va­zio). Pre­pa­ra­do? En­cha o pei­to de ar e va­mos a is­to!

REALINHE A SUA CO­LU­NA pa­ra ga­nhar re­sis­tên­cia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.