O STRES­SA­DO

Men's Health (Portugal) - - Estilo -

Qu­an­do a nos­sa men­te es­tá em aler­ta se­te di­as por se­ma­na, a ca­pa­ci­da­de de quei­mar gor­du­ra po­de fi­car com­pro­me­ti­da. Re­la­xe e to­me no­ta dos con­se­lhos MH.

Já ou­viu fa­lar no cor­ti­sol, a hor­mo­na do stress, cer­to? Bem, qu­an­do os seus ní­veis es­tão cro­ni­ca­men­te al­tos, é pos­sí­vel que se­jam en­vi­a­das en­zi­mas que fa­zem com que as nos­sas cé­lu­las cres­çam, obs­truin­do os ab­do­mi­nais. Is­so faz tam­bém com que a qua­li­da­de do so­no se­ja me­nor, o que li­mi­ta os ní­veis de tes­tos­te­ro­na que pro­duz – e com­pro­me­ta o es­for­ço fei­to no gi­ná­sio. Fe­liz­men­te, exis­tem mui­tas for­mas de re­sol­ver es­te pro­ble­ma. Pri­mei­ro, aca­be com os pa­drões ali­men­ta­res ir­re­gu­la­res que tem. Ca­da vez que co­me, o cor­po li­ber­ta in­su­li­na, que con­cen­tra cor­ti­sol, por is­so, uma ro­ti­na ali­men­tar re­gu­lar é me­lhor do que co­mer ago­ra e ten­tar com­pen­sar de­pois.

Se se tem sen­ti­do can­sa­do, é pos­sí­vel que se­ja por cul­pa do stress, fa­zen­do com que se­ja mais di­fí­cil con­se­guir os ab­do­mi­nais de­se­ja­dos. Nos di­as de tra­ba­lho, ten­te al­go de bai­xo im­pac­to, co­mo a na­ta­ção, ou se quer le­van­tar pe­so, op­te por sets mais le­ves. Dei­xe as ses­sões mais in­ten­sas pa­ra do­min­go.

Uma fer­ra­men­ta usa­da pe­los atle­tas é o mo­ni­to­ri­za­dor de va­ri­a­bi­li­da­de do ba­ti­men­to car­día­co. Ao con­tro­lar o tem­po en­tre ba­ti­men­tos car­día­cos, as apli­ca­ções con­se­guem sa­ber qu­an­do o nos­so cor­po es­tá can­sa­do ou sob stress, aju­dan­do a per­ce­ber qual o me­lhor trei­no.

Por fim, exis­tem suplementos que po­dem aju­dar. Não irão tor­nar o seu es­ti­lo de vi­da em al­go des­lei­xa­do, mas a ver­da­de é que o mag­né­sio, a vi­ta­mi­na C e, a não tão co­nhe­ci­da, fos­fa­ti­dil­se­ri­na são com­ple­men­tos à boa ali­men­ta­ção e po­dem aju­dar a bai­xar os ní­veis de stress.

Res­pi­re fun­do, o seu six-pack é ago­ra o úl­ti­mo dos seus pro­ble­mas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.