O NOS­SO OPTOMETRISTA

Men's Health (Portugal) - - Troca Por Troca - Raúl Sou­sa, pre­si­den­te da As­so­ci­a­ção de Pro­fis­si­o­nais Li­cen­ci­a­dos de Op­to­me­tria

Sou di­a­bé­ti­co e fa­la­ram-me do ris­co de so­frer de re­ti­no­pa­tia. O que é?

Jor­ge Lo­bo, Lisboa

A re­ti­no­pa­tia di­a­bé­ti­ca é uma ma­ni­fes­ta­ção ocu­lar da di­a­be­tes que afe­ta a re­ti­na, par­te do olho res­pon­sá­vel pe­la cap­ta­ção das ima­gens e en­vio pa­ra o cé­re­bro. O seu apa­re­ci­men­to es­tá re­la­ci­o­na­do com o tem­po de du­ra­ção da di­a­be­tes e com a fal­ta de con­tro­lo da gli­ce­mia. Es­ta do­en­ça, ge­ral­men­te, afe­ta am­bos os olhos e se não for di­ag­nos­ti­ca­da – e tra­ta­da – pre­co­ce­men­te po­de le­var à ce­guei­ra. Es­ti­ma-se que 40% dos di­a­bé­ti­cos de­sen­vol­vem re­ti­no­pa­tia, sen­do es­ta a prin­ci­pal cau­sa de ce­guei­ra em pes­so­as com me­nos de 60 anos. Pa­ra pre­ve­nir ou con­tro­lar as al­te­ra­ções pro­vo­ca­das pe­la re­ti­no­pa­tia, de­ve re­a­li­zar con­sul­tas re­gu­la­res de con­tro­lo of­tal­mo­ló­gi­co. Des­ta for­ma, po­de­rá le­var à de­te­ção de si­tu­a­ções de re­ti­no­pa­tia em es­ta­do ini­ci­al.

Quais os tra­ta­men­tos exis­ten­tes pa­ra com­ba­ter a re­ti­no­pa­tia?

Mi­guel Al­mei­da, Ben­fi­ca

O tra­ta­men­to pa­ra a re­ti­no­pa­tia di­a­bé­ti­ca nos es­tá­gi­os ini­ci­ais con­sis­te no con­tro­lo dos ní­veis de gli­co­se no san­gue, evi­tan­do, as­sim, uma pro­gres­são da do­en­ça. Nos ca­sos mais avan­ça­dos de re­ti­no­pa­tia di­a­bé­ti­ca, o tra­ta­men­to po­de ser re­a­li­za­do com re­cur­so a fo­to­co­a­gu­la­ção por la­ser.

A re­ti­no­pa­tia di­a­bé­ti­ca num es­ta­do mais avan­ça­do di­mi­nui a qua­li­da­de de vi­da do di­a­bé­ti­co. A vi­são cen­tral de­fi­ci­en­te im­pe­de de ver os equi­pa­men­tos mais pe­que­nos, tais co­mo a se­rin­ga de in­su­li­na ou a bu­la dos me­di­ca­men­tos. As al­te­ra­ções na sen­si­bi­li­da­de cro­má­ti­ca são tam­bém mui­to fre­quen­tes. Nes­ta fa­se os fil­tros e as aju­das vi­su­ais tor­nam-se de gran­de uti­li­da­de. Não fa­ci­li­te e con­sul­te um of­tal­mo­lo­gis­ta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.