Uma ví­ti­ma ani­mal por dia

Lei. Mais de um cri­me de maus-tra­tos e aban­do­no de ani­mais por dia fo­ram par­ti­ci­pa­dos pe­la GNR aos tri­bu­nais des­de a en­tra­da em vi­gor da lei que cri­mi­na­li­za es­tes atos.

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Há um ano en­trou em vi­gor a no­va le­gis­la­ção de de­fe­sa dos ani­mais, e os re­sul­ta­dos dão que pen­sar

De acor­do com a GNR, des­de a en­tra­da em vi­gor da lei, em ou­tu­bro de 2014, e o dia 27 de se­tem­bro des­te ano, es­ta for­ça de se­gu­ran­ça par­ti­ci­pou ao tri­bu­nal um to­tal de 452 cri­mes, dos quais 331 por maus-tra­tos e 121 por aban­do­no.

Se­tú­bal (43), Fa­ro (38) e Bra­ga (36) fo­ram os dis­tri­tos com mais cri­mes de maus-tra­tos re­gis­ta­dos. Em re­la­ção ao aban­do­no de ani­mais de com­pa­nhia, o dis­tri­to de Lis­boa li­de­ra, com 16 cri­mes par­ti­ci­pa­dos ao tri­bu­nal.

Os in­fra­to­res são mai­o­ri­ta­ri­a­men­te par­ti­cu­la­res, com os cães e ga­tos a se­rem os ani­mais que mais são al­vo des­te ti­po de cri­mes: 95%.

BRUNO COLAÇO/CM

Se­gun­do a PSP, en­tre ja­nei­ro e agos­to des­te ano, fo­ram ela­bo­ra­das pe­la PSP de Lis­boa 200 pe­ças de ex­pe­di­en­te re­la­ci­o­na­das com maus-tra­tos (93) e aban­do­no (107) de ani­mais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.