“Portugal é um país que as­su­me com­pro­mis­sos”

Eu­ro­pa. De acor­do com o Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, hon­rar es­ses com­pro­mis­sos eu­ro­peus é fun­da­men­tal pa­ra a cre­di­bi­li­da­de do País, a con­fi­an­ça dos in­ves­ti­do­res e dos mer­ca­dos.

Metro Portugal (Lisbon) - - NACIONAL -

“Portugal é um país res­pei­ta­do pe­los paí­ses da União Eu­ro­peia, pre­ci­sa­men­te por­que é um país que as­su­me os com­pro­mis­sos que es­tão so­bre a me­sa no qua­dro eu­ro­peu aos mais va­ri­a­dos ní­veis. Is­so não vai mu­dar, é o meu con­ven­ci­men­to”, afir­mou o Che­fe de Es­ta­do, Ca­va­co Sil­va, em de­cla­ra­ções aos jor­na­lis­tas no Pa­lá­cio de Be­lém, nu­ma con­fe­rên­cia de im­pren­sa con­jun­ta com o seu ho­mó­lo­go búl­ga­ro, que ini­ci­ou on­tem uma vi­si­ta a Portugal.

Qu­es­ti­o­na­do so­bre as afir­ma­ções em ju­nho, quan­do vi­si­tou a Bulgária, acer­ca da si­tu­a­ção de ins­ta­bi­li­da­de que se vi­via na Gré­cia, Ca­va­co Sil­va in­sis­tiu que as­su­mir os com­pro­mis­sos é fun­da­men­tal pa­ra a cre­di­bi­li­da­de do País no pla­no in­ter­na­ci­o­nal, pa­ra a con­fi­an­ça dos in­ves­ti­do­res e dos mer­ca­dos e, con­se­quen­te­men­te, pa­ra o reforço do in­ves­ti­men­to no País. “Es­te é o ca­mi­nho que Portugal te­rá que con­ti­nu­ar a tri­lhar”, vin­cou.

So­bre a atu­al cri­se dos re­fu­gi­a­dos, am­bos os paí­ses su­bli­nha­ram a im­por­tân­cia de uma res­pos­ta “uni­da e coesa” da Eu­ro­pa e a ne­ces­si­da­de de uma vi­são glo­bal e abran­gen­te do pro­ble­ma. Ca­va­co Sil­va afir­mou tam­bém a “po­si­ção mui­to cons­tru­ti­va” dos dois paí­ses na ma­té­ria, su­bli­nhan­do a dis­po­ni­bi­li­da­de pa­ra o aco­lhi­men­to de re­fu­gi­a­dos. E aler­tou por ou­tro la­do pa­ra a ne­ces­si­da­de de “olhar pa­ra as ra­zões” na ori­gem das mi­gra­ções, lem­bran­do que na pró­xi­ma se­ma­na se re­a­li­za, em Malta, uma Ci­mei­ra que reú­ne lí­de­res eu­ro­peus e afri­ca­nos.

LUSA

Ca­va­co apon­tou o tu­ris­mo, as in­fraes­tru­tu­ras e a in­dús­tria co­mo áre­as on­de se­rá pos­sí­vel re­for­çar as re­la­ções com a Bulgária.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.